segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Troféu RS Mulher Farroupilha no Parque Harmonia







Com um público que lotou o pavilhão da chama crioula, o governo do Estado entregou às prendas gaúchas de 2008 e mais cinco indicadas pelos movimentos tradicionalistas gaúchos, ontem (7), o Troféu RS Mulher Farroupilha. A distinção foi criada pela Governadora Yeda Crusius através do Decreto Lei 45.841, de 29 de agosto de 2008, e busca valorizar as mulheres que desenvolvem trabalhos culturais na música, no folclore e nas artes dentro do tradicionalismo e nativismo junto à sociedade gaúcha.

Confeccionado pelo artista plástico Valdomiro Motta, de Caçapava, o troféu representa as formas da mulher gaúcha na sua simplicidade, representando a mulher gaúcha e seu traje típico. Possui 25 centímetros de altura em alumínio com pátina. A realização do evento é da Coordenadoria Estadual da Mulher/Gabinete da Governadora, com participação do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Comissão Gaúcha do Folclore e conta com o apoio da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), SiSDAER, Ouro e Prata e Planalto Transportes e CRM (Companhia Riograndense de Mineração).

A solenidade de premiação aconteceu com a entrega dos troféus pela Coordenadora Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez para Tanielly Vieira Machado (3ª Prenda Mirim), Natália da Rocha Moreira (2ª Prenda Mirim), Andréia da Luz Pereira (1ª Prenda Mirim), Maquiélli Cristina da Silva (3ª Prenda Juvenil), Laura Jakulsi (2ª Prenda Juvenil), Juliana dos Santos (1ª Prenda Juvenil), Paula Tâmara Schmidt (3ª Prenda Adulta), Francielli da Silva Santos (2ª Prenda Adulta) e Gabrielli da Silva (1ª Prenda Adulta). A homenageada Cyra Dutra Ferreira recebeu a distinção das mãos do presidente do MTG, Oscar Gress, e sua esposa. Neuza Secchi, presidente da comissão gaúcha de Folclore, entregou para Marly Scholl e o presidente do IGTF, Manoelito Carlos Savaris, e sua esposa entregaram para Paula Simon Ribeiro. Maria Helena Gonzalez fez às homenageadas Jurema Chaves e Maria Luiza Benitez.

Participaram da solenidade o vereador Cláudio Sebenello, representando o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre; a secretaria estadual da Cultura, Mônica Leal; Mara Alice Gadret (representante do secretario estadual do Turismo); Laureci Goulart (representante da secretaria estadual de Educação); Agueda Mezzomo (representante da Emater); Neuza Secchi (presidente da Comissão Gaúcha de Folclore); Valdecir Chamurro (Coordenadora da 1ª RT Tradicionalista); Danubia Kulba (1ª Prenda do MTG) e Danielli Amorim Silva (1ª Prenda do MTG de Santa Catarina).

CEM-IMPRENSA
Coordenadoria Estadual da Mulher - fotos: Paula Fiori

Nenhum comentário: