domingo, 2 de maio de 2010

Grêmio perde Gre-Nal, mas é campeão gaúcho


Grêmio conquista o Gauchão 2010


Crédito: Cristiano Estrela / CP
 
Tricolor leva 1 a 0, mas conquista o título com melhor saldo de gols

O Rio Grande do Sul, pela 36ª vez na história, foi pintado com três cores: o azul, o preto e o branco. Mesmo perdendo para o Inter por 1 a 0 neste domingo, o Grêmio reconquistou o Gauchão e soltou o grito de campeão depois de três anos de jejum de títulos em frente a cerca de 40 mil torcedores que lotaram as arquibancadas do estádio Olímpico.

A taça de campeão gaúcho só foi parar nas mãos do Tricolor graças à vitória no primeiro jogo, por 2 a 0, no Beira-Rio. Em casa, o Grêmio foi surpreendido levou 1 a 0 no início do jogo, em uma grande conclusão de Giuliano. Depois, a equipe de Silas pressionou, mas esbarrou em Abbondanzieri.

Inter tenta colocar água no chope

Bem na base do velho ditado gaúcho “Não tá morto quem peleia”, que o time do Inter pisou no gramado do estádio Olímpico. Mais ligado em campo e diante da barulhenta Geral, os comandados de Fossati mostraram a disposição de cometer o crime na Azenha.

O cronômetro estava se aproximando da décima volta, quando Kleber levantou na área. Victor interviu, mas o rebote caiu nos pés de Giuliano. O meia colorado dominou, mirou e mandou uma bomba no canto esquerdo. O goleiro ainda chegou a tocar, porém não evitou a inauguração do placar.

Porém, todos sabem, o Grêmio é muito forte em seus domínios. A resposta não tardou. Aos 13 minutos, Abbondanzieri fez grande defesa ao espalmar a falta cobrada fortemente por Edilson. Segundos depois, Ozéia concluiu de dentro da área e a bola, de novo, parou no arqueiro argentino, um dos grandes destaques colorados.

Aos poucos, o Grêmio foi tomando conta da partida e dominou o rival. Entretanto, continuou esbarrando no camisa 1 colorado. Antes do final da primeira etapa, Leandro ainda fez grande jogada pela esquerda na medida para Borges, que cabeceou forte e, mais uma vez, Abbondanzieri estava lá, evitando o empate.

Segundo tempo de um time só

Se o Grêmio terminou o primeiro tempo atacando, iniciou o segundo sufocando o Inter. No abafa, os donos da casa partiram para cima e praticamente o jogo só aconteceu no campo ofensivo tricolor. No entanto, o obstáculo dos 45 minutos iniciais não foi superado no último período do Gauchão 2010.

Em uma sequência de blitze que duraram praticamente toda a segunda etapa, o ataque gremista tentou de quase todas as formas, contudo, outra vez, Abbondanzieri saiu-se melhor. Quando não defendeu, o goleiro contou com a sorte, como na conclusão de Borges, em rápido contra-ataque, aos seis, em que a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Em seguida, aos 16, foi a vez de Hugo, que entrou no lugar de Leandro, quase empatar. O meia subiu mais que a zaga vermelha, cabeceou para o chão, tirando o arqueiro do lance. A bola quicou e tirou tinta do travessão, arrancando outro “uh” de 40 mil gremistas.

A defesa do Inter se virou como pôde e evitou o empate. Fez sua parte, todavia, o ataque não colaborou. Fossati ainda tentou movimentar o setor, colocando Thiago Humberto e Kléber Peeira, no lugar de Walter e do zagueiro Ronaldo, respectivamente. Não adiantou. E, nos últimos minutos, quando os colorados enfim chegaram mais próximos à área de Victor, nada deu certo e a zaga comandada por Rodrigo se deu melhor.

Aos 47, o Grêmio ainda armou um contra-ataque. Jonas se livrou da marcação de Kleber e invadiria a área pela direita do ataque. Taison, então, apelou. Tentou acertar um pontapé no adversário e acabou por só armar uma confusão, para nada, pois, já então se ouvia o grito preso pela torcida gremista nos últimos três anos: “É campeão”.

Gauchão - final

GRÊMIO 0
Victor; Edilson, Ozéia, Rodrigo e Neuton (Joílson); Adilson, Willian Magrão, Leandro (Hugo) e Douglas (Fábio Rochemback); Jonas e Borges.

INTER 1
Abbondanzieri; Bolívar, Fabiano Eller e Ronaldo (Kléber Pereira); Bruno Silva (Nei), Sandro, Glaydson, Giuliano e Kleber; Taison e Walter (Thiago Humberto).

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: