quinta-feira, 17 de junho de 2010

TRADIÇÃO & CULTURA

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade




CHASQUE DO PEÃO FARROUPILHA DA 1ª RT
Venho através deste convidá-los para o evento de suma importância. Refiro-me ao 23º Entrevero de Peões da 1ª RT, que acontecerá no próxima sábado (19/06), na Hotelaria Dom Lauro, que fica na Avenida das Indús-trias, 230, na São Francisco, sob responsabilidade da 1ª Região Tradiciona-lista e com apoio do DTG Caiboaté.
O evento acontecerá durante o dia 19 de junho (sábado). Gostaria de contar com a presença de todos. Vamos fazer deste dia um momento de muita integração, além de aproveitarmos uma paisagem belíssima que o local nos oferece, tomando nosso chimarrão macanudo. Jéferson dos Passos Quadros – Peão Farroupilha da 1ª RT (fone 96758929).
CTG SENTINELAS DO PAGO
Bueno! O CTG Sentinelas do Pago boleia a perna e convida os tradi-cionalistas desta cidade e cidades vizinhas para participar no dia 19 de ju-nho, do grande jantar-baile de aniversário do CTG, que terá a animação do grupo Tranco Monarca. Valor do ingresso com janta (churrasco) será de apenas R$ 20,00 individual e sem janta sairá por R$ 10,00. Informações com o patrão Paulo pelo fone 8420.4678 ou com a Fabiana pelo fone 9267.5829. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, na Parada 56.
De acordo com o livro Raízes de Alvorada, “o CTG foi fundado por um grupo de tradicionalistas oriundos dos mais longínquos pagos do nosso Rio Grande, no dia 14 de junho de 1986. A sua primeira patronagem foi comandada por José Farias (patrão) e Arno Dickel (capataz). Também fize-ram parte da primeira patronagem os gaúchos Joacir Pereira, José Antônio Trindade Lemes e Alcemar Ribeiro. A primeira charla foi no dia 18 de ju-lho do mesmo ano, onde foi escolhido o lema da entidade “sentinelas cultu-ando as tradições do pago””.
Também consta no mesmo livro que “o maior revés que o CTG so-freu e quase sucumbiu foi em meados de agosto de 1998, quando a nature-za semeou pânico em Alvorada, com um temporal e o CTG foi totalmente destruído. A patronagem da época, comandada pelo patrão Antônio Soares decidiu reconstruí-lo, com o apoio do conselho de vaqueanos, da comuni-dade e do movimento tradicionalista da cidade”.
Hoje o CTG é comandado pelo patrão Paulo Edson Costa Vieira e sua esposa Leda no costado. Além do grande baile de aniversário que será dia 19 (neste sábado), o próximo evento do CTG será o seu grande rodeio artístico e cultural, já na sua 5ª edição do Rodeio Benno Scherner, nos dias 9, 10 e 11 de julho.
CTG COXILHA ABERTA
Bueno! Os instrutores Caio e Silvane te convidam para participar no dia 19 de junho, no CTG Coxilha Aberta do grande baile de formatura, com a animação do Grupo Coração Gaúcho, com o costado (show) da renomada acordionista Maria Celoí. Contato 9143.7166.
CTG AMARANTO PEREIRA
Bueno! Conforme consta na Carta de Princípios do Movimento Tra-dicionalista Gaúcho e nas regras e regulamentos do próprio movimento, um Centro de Tradições Gaúchas deve servir a comunidade onde está inserido. E o CTG Amaranto Pereira tenta cumprir este papel dentro da comunidade do Jardim Algarve. E neste domingo, dia 20 de junho, se apresentará com a criançada (a sua invernada mirim) e a chiruzada (a sua invernada de chi-rús), no chá beneficente promovido pela casa vida São José, a partir das 15h, no salão paroquial da Paróquia Santa Hedviges.
A Casa Vida São José é uma obra social mantida pela Sociedade Ca-ritativo Literária São José cuja sede se encontra em Caxias do Sul. Esta o-bra está a serviço do povo mais pobre e humilde do município de Alvorada, cujo endereço é: Rua Gaviões, 733, no Jardim Algarve. Fone para contato: 3442.7327. Chasques eletrônicos – casavidasaojose@hotmil.com ou casavidasaojose@gmail.com. Sítio (blog) – www.casavidasaojose.blogspot.com.



Valdemar Engroff
Telefone de casa: 3443.4125 – à noite; Celular: 9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN

Nenhum comentário: