quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Começa nesta quinta a 15ª Cavalgada da Costa Doce



Nesta quinta-feira (16/01) tem início a 15ª Cavalgada Cultural da Costa Doce, que partirá as 14hs do Parque Bento Gonçalves em Guaíba. Serão 10 dias percorrendo a costa da Lagoa dos Patos, terminando em Pelotas no dia 26 de janeiro, percorrendo em torno de 300km. Sendo considerada uma das mais belas cavalgadas do Rio Grande do Sul.
Durante a sua passagem ou pouso envolverá diretamente as comunidades de Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas.
No dia 23 a cavalgada chega São Lourenço do Sul, estabelecendo-se na Fazenda do Sobrado, fazenda que pertenceu a D’onana, irmã de Bento Gonçalves. Ali serão realizadas diversas atividades até a noite do dia 24, como: Confraternização entre os cavaleiros, recebimento de mais cavaleiros, apresentações culturais, missa crioula e tertúlia.
Dia 25 partem em direção a ilha da Feitoria, e no dia 26 chegam a Pelotas, trecho onde não haverá mais o apoio por terra, sendo acompanhada apenas por barcos.

Objetivos:
- Refazer os caminhos centenários ensinados por índios e percorridos, inúmeras vezes, por escravos e tropeiros a caminho das charqueadas, por onde se observam relíquias ecológicas e patrimoniais de valor incalculável e só existentes nesta região.
- Amenizar a dureza da viagem com paradas estratégicas para descanso de cavaleiros e cavalos integração com familiares e tertúlias culturais;
- Chamar a atenção da população para a importância da história e da tradição existente fora dos CTGs, muitas vezes esquecida e até mesmo desprezada, por ser considerada menor e menos glamorosa.
- Realizar eventos paralelos, com o objetivo de divulgar a Cavalgada o ano inteiro, fortalecer o espírito campeiro, agregar os amantes da prática de cavalgadas, integrar os cavaleiros com outros desportistas e despertar a opinião pública.
- Divulgar os atrativos turísticos, históricos e naturais de região da Costa Doce.
Mais informações e vídeos: www.cavaleirosdacostadoce.com.br
Lindas fotos, vídeos e informações aqui: http://www.facebook.com/cavaleiros.dacostadoce
Grande abraço a todos!

Jeândro Garcia (comunicação online) / (51) 9943-4742 / jeandro@uol.com.br
Carlos de Souza Gonçalves – Coordenador / (53) 9103-3410

Nenhum comentário: