domingo, 12 de janeiro de 2014

Manoelito Carlos Savaris é o novo presidente do MTG


O sábado (11/01/2014), no  centro de eventos da cultura gaúcha, Almir Azeredo Ramos, no Parque da Harmonia, foi um dia de grandes decisões para o movimento tradicionalista. Foi aprovada a proposta de tema anual do MTG para 2014: "Preservando o passado, construindo o futuro. MTG em defesa do patrimônio histórico e cultural do RS" - apresentado pelos jovens Lucas Almeida e Mari Ana Diniz, da 5ªRT.
         Além disso foi votado e escolhido o local de acendimento da Chama Crioula Oficial do estado, no mes de agosto, foi a cidade de Cruz Alta, terra de Erico Veríssimo. O tema dos festejos farroupilhas do RS, que será trabalhado nas escolas, CTGs e desfiles, foi "Eu sou do Sul", tema que retrata o orgulho de ser gaúcho através das coisas do nosso estado.
         Muitos foram os debates. Alguns bastante acirrados. Quase mil delegados eleitores inscritos para as eleições.
         Na votação, com 532 votos, Manoelito Carlos Savaris, da Chapa 2, "de mãos dadas", voltou a ocupar o cargo de Presidente do MTG, escolhido, por seus pares, em reunião do Conselho Diretor (que ocorre logo após o pleito eleitoral, pois é eleita a chapa de renovação do conselho). Savaris que já foi Presidente de  2001 a 2003 e de 2005 e 2006, vai para sua 6ª gestão. É o segundo Presidente da história a ocupar este cargo pela sexta vez, o outro é Onésimo Carneiro Duarte.

Conselho se reuniu e escolheu os membros da chapa "de mãos dadas" para dirigir o movimento. Ficou assim escolhida a equipe de Manoelito Savaris:
Vice-presidente de administração: Nairoli Antunes Callegaro
Vice-presidente de Finanças: Gerson Luiz Ludwig
Vice-presidente de Cultura: Elenir Dill Winck
Vice-presidente de Eventos: José Roberto Fischborn
Tesoureiro Geral: Paulo Lucas
Secretario Geral: Cloni Saul
Presidente da Junta Fiscal: Elomir Geraldo Malta

         Na manhã de domingo, dia 12 de janeiro de 2014, no centro de eventos do Parque da Harmonia, foi dada posse aos coordenadores eleitos nas regiões e o juramento oficial dos conselheiros empossados. Tomaram posse, também, Murilo Andrade e Maria Angélica, casal que comandará o departamento jovem do MTG em 2014.
          Em seu discurso, Manoelito Savaris salientou a  importância da família para que possamos atingir nossos objetivos, ela é o sustentáculo da sociedade. Disse ainda que, com sua diretoria, estarão de mãos dadas com o Rio Grande.
"Agora, horas depois da posse oficial tenho um tempo para externar de forma muito humilde e verdadeira o meu agradecimento a todos que confiaram na nossa proposta - DE MÃOS DADAS - a todos que foram ao Congresso e nos agraciaram com 69% dos votos (532), a todos que externaram seu contentamento pela vitória, a todos que nos parabenizaram pessoalmente ou pelas redes sociais. MUITO OBRIGADO! Espero contar com todos os tradicionalistas e simpatizantes para ombrear conosco nessa tarefa que estrou assumindo com mais 48 conselheiros; 30 coordenadores e quase 20 diretores ou subdiretores. O episódio eleitoral foi encerrado ontem(sábado). Hoje houve festa e momentos de alegria pelo sucesso. Amanhã será só trabalho para todos, sem distinção. Quem quiser que se achegue, quem puder que venha contribuir, quem só quiser criticar que fique sentado ao longo do caminho e quem quiser discutir idéias, conceitos e princípios terá espaço e ouvidos atentos a lhe escutar. Em meu nome e de minha família (Odila, Thiago, Tomás e Alina) muito obrigado pelo carinho e confiança." - Manoelito Savaris

         Manoelito Carlos Savaris, 58 anos, natural de Casca-RS, Oficial da Brigada Militar,  Bacharel em história, casado com Odila Paese Savaris e pai de três filhos, Thiago, Tomás e Alina. Foi patrão do CTG Heróis Farroupilhas (1991 a 1994) e CTG Campo dos Bugres (2004), ambos de Caxias do Sul. Coordenou a 25ª RT nos anos de 1996 e 1997. Savaris foi vice-presidente de administração do MTG (1999 e 2000); Presidente nos anos de 2001, 2002, 2003, 2005, 2006; Presidente do IGTF (2007 a 2010); Presidente da CBTG (2012, 2013). É também autor de vários livros, entre eles: Rio Grande do Sul: história e Identidade e Manual de Tradicionalismo Gaúcho, ambos publicados pelo MTG

FONTE: Rogerio Bastos

Nenhum comentário: