terça-feira, 22 de julho de 2014

Coreografias no ENART com limitações

Prenda adulta do CTG apresentará invernada na final do ENART
Determinação do Conselho Diretor do MTG prevê que a prenda da entidade fará o chamamento de seu grupo adulto na final do ENART em Santa Cruz, exaltando a história da entidade que fará sua apresentação. Veja a resolução:
RESOLUÇÃO Nº 08/14
Determina a forma anúncio da apresentação dos grupos de danças nas fases final e finalíssima do ENART DE 2014.
Com a finalidade de valorizar as entidades tradicionalistas, suas histórias, seu patrão e os investimentos em atividades focadas na cultura, o Conselho diretor resolve que:
1. O anúncio da entidade que vai se apresentar e quais as danças que serão apresentadas, na fase final e na finalíssima do ENART de 2014 deverá ser feita por uma das prendas adultas da entidade;
2. A apresentação ocorre no momento imediatamente posterior à liberação do grupo de danças para apresentação e deverá constar, no mínimo, do seguinte:
a. Nome, cidade e RT da entidade;
b. Data de fundação;
c. Nome do primeiro Patrão e do Patrão atual;
d. Quais as danças que serão apresentadas;
e. Nome dos responsáveis técnicos pela apresentação (instrutor, coreógrafo, etc.).
3. A apresentação deve ser feita no meio da pista de danças, com utilização de microfone sem fio, estando a prenda com sua faixa, independentemente de ser ela integrante do grupo de danças ou não.
4. Essa regra deve ser obedecida pelos grupos de danças das forças A e B e a não observância dessa determinação implica na desclassificação do grupo de danças.
5. O nome, com informação da data de nascimento, da prenda que for apresentar a entidade, deverá ser informado ao MTG até a data do sorteio da ordem de apresentação para a etapa final do ENART 2014, através de documento assinado pelo patrão da entidade.
Porto Alegre, 21 de junho de 2014.


Coreografias no ENART com limitações
Resolução fixa critérios e limites para as coreografias de entradas e saídas dos grupos de danças no ENART de 2014.
RESOLUÇÃO Nº 09/14
Com a finalidade de alcançar aos objetivos do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – ENART (artigo 2º do Regulamento), o Conselho Diretor do MTG resolve fixar critérios e estabelecer limites para as coreografias de entradas e saídas dos grupos de danças previstas no artigo 26 do Regulamento do ENART.
Em complementação ao que determina o § 3º do artigo 26, deverão ser observados os seguintes requisitos para entradas e saídas:
1. Poderão ser utilizados até dois tradicionalistas além dos integrantes dos grupos para manuseio dos elementos cenográficos que compõe as entradas e saídas, tanto para montagem antes da apresentação, quanto para retirada do material no seu final;
2. Nenhum elemento do cenário poderá permanecer sobre o tablado dedicado à execução das danças e aqueles que permanecerem no entorno do tablado não poderão possuir altura superior a um metro, evitando prejudicar a visão das pessoas sentadas nas arquibancadas ou que se encontrarem em pé no entorno do tablado.
3. É proibido o uso de qualquer material pirotécnico, que utilize fogo, fumaça ou qualquer forma de explosão.
4. Fica proibida a colocação prévia de material cenográfico, utilizado para as entradas e saídas, no interior dos locais das apresentações do grupo. Todo o material será introduzido no local das apresentações nos momentos que antecedem a apresentação do grupo de danças.
5. Logo após a apresentação, todo o material deverá ser retirado do prédio em que ocorrerem as apresentações.
6. O descumprimento dessas determinações, assim como do que estabelece o § 3º do artigo 26 do Regulamento do ENART, acarretará a desclassificação do grupo de danças no concurso de danças tradicionais.
7. Esta Resolução entra em vigor nesta data e se aplica para as etapas final e finalíssima do ENART de 2014.
Porto Alegre, 21 de junho de 2014.

Manoelito Carlos Savaris                                                      Nairioli Antunes Callegaro

fonte: Rogério Bastos 


Nenhum comentário: