quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pela primeira vez Chama Crioula será gerada fora do Brasil



O Movimento Tradicionalista Gaúcho está ultimando os preparativos para o Acendimento da Chama Crioula, que neste ano, pela primeira vez, acontecerá fora do Brasil. Pelos laços históricos e com o objetivo de fortalecer a cultura tradicionalista no Uruguai, o local escolhido é a Colônia de Sacramento.

O Acendimento acontecerá no dia 12 de julho, às 11 horas, com a presença de cavaleiros brasileiros e uruguaios. De Colônia, em cavalgada a Chama será levada ao Chuí, onde no dia 15 de agosto será distribuída para as 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Antes disso, segundo o presidente do MTG, Manoelito Savaris, dois eventos importantes acontecem no país vizinho: a participação da cavalgada da Chama Crioula no dia 18 de julho, em Montevidéu, no Dia da Pátria, e no dia 12 de agosto de solenidade oficial no Forte de Santa Tereza, a 40 quilômetros da divisa com o Brasil.

A Chama
A Chama Crioula surgiu em 1947, organizada por um grupo de jovens que pretendia realizar, no colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, uma ronda gaúcha comemorativa à Revolução Farroupilha. No dia 7 de setembro, então, montados a cavalo, Paixão Cortes, Ciro Dutra Ferreira e Antônio Machado Vieira retiraram no Parque Farroupilha uma centelha da pira da Pátria e conduziram até a escola. Até hoje, o acendimento da chama marca o início das comemorações à Revolução Farroupilha, que culminam com os Festejos Farroupilhas em todo o Estado.


Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
51 9370 0619

Nenhum comentário: