sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ritmo intenso de trabalho no Acampamento Farroupilha


Mais de 300 entidades tradicionalistas, entre CTGS, DTGs e piquetes estão ultimando os preparativos para a realização de mais um Acampamento Farroupilha em Porto Alegre. O evento acontece de 7 a 20 de setembro no Parque da Harmonia, apresentando uma programação artística, cultural e campeira. A exemplo do ano passado, o Turismo de Galpão levará para o público dezenas de oficinas que ensinarão sobre as práticas do gaúcho, nas áreas gastronômica, de lida campeira e também folclórica.
O evento é realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Governo do Estado e integra a programação dos Festejos Farroupilhas, que neste ano tem como tema ‘O Campeirismo Gaúcho e os 180 anos da Revolução Farroupilha’. Para a edição deste ano, são esperados entre 900 mil e 1 milhão de visitantes.
Uma das novidades deste ano é a realização da Rua dos Bailes, concentrando 15 entidades que realizam os bailes abertos, favorecendo assim a segurança e o policiamento do local. Outra novidade é um mirante, em fase de construção, que possibilitará uma ampla visão das instalações do acampamento.
Segundo o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Savaris, os festejos farroupilhas são ansiosamente esperados por todos os tradicionalistas a cada ano. Os preparativos iniciam em janeiro, quando é realizado o congresso anual que, entre outras diretrizes, estabelece o tema a ser trabalhado. “Tanto no acampamento como nos desfiles fica evidente o quanto nossa história orgulha ao povo gaúcho e se mantém viva, inclusive nos corações de quem não está diretamente envolvido com algum CTG, DTG ou outra entidade que tenha como objetivo principal a preservação dos nossos costumes”. Segundo Savaris, passear com a família no acampamento, rever amigos, ter uma conversa larga enquanto roda o chimarrão, saboreando uma costela, são momentos de integração de tradicionalistas e sociedade.
Atualmente, a fase é de construção dos galpões das entidades no acampamento farroupilha. Até o dia 04 de setembro deverá estar tudo pronto para receber o público.

Foto: Sandra Veroneze


FONTE: Sandra Veroneze - MTG

Nenhum comentário: