segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ANIVERSÁRIO EM GRANDE ESTILO



Ontem, dia 13 de setembro, comemorou-se o aniversário do Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha. Oficialmente são 10 anos, mas o Piquete já vem repontando o gauchismo desde os primórdios do Acampamento Farroupilha quando o Patrão Jair Machado, Vanius e seu filho Henrique, o Polaco, o Mazoca e alguns outros Irmãos, criaram o Grupo. 

Pelo de Decreto assinado no dia 13 de setembro de 2005, a maçonaria, através do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, oficializou o Fraternidade Gaúcha como seu braço cultural com a finalidade de resgatar e preservar as tradições gaúchas dentro (e fora) da Ordem.

Percebemos, desde então, uma entidade atuante. Foi criado a ala campeira onde cavalgadas são organizadas anualmente e, na seara cultural, além de diversas atividades, destaca-se a promoção e organização da Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, evento poético musical de tamanha grandiosidade que foi inserida no Calendário de Eventos da Cidade de Porto Alegre.

O que se viu ontem, no rancho Jair Machado, lotado por amigos e convidados, foi uma plêiade de Irmãos, na acepção da palavra, comemorando de forma festiva, emocionante e fraterna, esta data marcante.

O ponto alto das diversas homenagens foi o descerramento de um lindo quadro contendo o colete do Piquete que pertencia ao nosso Irmão Leonardo. Seu filho Jader Moreci Teixeira Filho, emocionou-se com razão.  

Parabéns ao Patrão Paulo Moreira e toda a patronagem pela organização, hospitalidade e por nos proporcionar momentos tão significativos.

Abaixo, seguem alguns flagrantes desta data festiva.     

Foram homenageados os Irmãos Paulinho Pires, o Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago, o cantor Leonardo, e o vereador Bernardino Vendruscolo.  

Uma orquestra de cordas, da Fundação São João, foi o diferencial da tarde, atraindo os olhares de milhares de pessoas no Acampamento Farroupilha. 

Alguns integrantes do Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha confraternizando enquanto aguardavam as "janelas de carne e osso" na trempe ao lado. 

O querido Irmão Polaco (sentado), um dos fundadores do Piquete, apesar de enfermo, esteve presente no evento. fato que emocionou a todos os presentes

Dentro do galpão a música campeira, de raiz, autêntica, corria solta na cantoria do conjunto, na hora da "bóia"....

...enquanto que lá fora verdadeiros clássicos regionais eram extraídos da Orquestra que levou um toque nobre ao nosso rancho. Longa vida ao FRATERNIDADE GAÚCHA! 
 fonte: Blog Léo Ribeiro

Nenhum comentário: