sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Danças do CTG Tiarayú mostraram amor e reverência às tradições gaúchas






As danças folclóricas gaúchas foram o destaque da Mostra de Dança, Teatro e Circo na noite desta quinta-feira, 10, no palco principal do Acampamento Farroupilha. O grupo de dança, do CTG Tiarayú, arrancou aplausos da plateia com a coreografia intitulada “O DESAFIO”, no qual foi premiado com o 3º lugar na modalidade de danças tradicionais e o grupo mais popular do ENART de 2011.
Fundado em Porto Alegre, em 20 de setembro de 1962, o CTG é atualmente dirigido pelo patrão João Paulo Severo Costa, e tem como legado o lenço verde. O grupo desenvolveu lindamente coreografias do ENART do ano de 1999 até os dias atuais.
Danças folclóricas gaúchas, como o Chico do Porrete, junto às danças tradicionais do Rio Grande do Sul levaram a plateia inúmeras vezes aos aplausos. A cada passo, a leveza, teatralidade e beleza estiveram presentes em suas coreografias, representando fielmente o tradicionalismo gaúcho.
Com as coreografias “DE QUEM JÁ GASTOU AS ESPORAS, TATU DE CASTANHOLAS” e “CHICO SAPATEADO” o grupo conquistou a atenção do público os remetendo as origens espanholas.
O pequeno dançarino JEAN MARQUES deu um show na chula demonstrando toda a sua destreza, equilíbrio e firmeza. O garoto foi campeão do Rodeio Internacional da Vacaria no Ano de 2014 na categoria Mirim, e premiado em diversos rodeios dentro e fora de nosso Estado.
O espetáculo foi encerrado com a história do Negrinho do Pastoreio, em “ERA UMA VEZ”, em que os dançarinos representaram, artisticamente e com melodia, uma das principais lendas do nosso folclore. Junto a “SENHOR DAS MANHÃS DE MAIO”, ficou evidente a reverência e amor do grupo as nossas tradições.

Hoje à noite tem mais. O Palco Central do Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho (Harmonia), terá a apresentação do CTG GILDO DE FREITAS, às 20h. O evento faz parte do projeto cultural Mostra de Dança, Teatro e Circo que tem o patrocínio Master do Atacadão. A realização é do Ministério da Cultura e produção cultural da Danna Produções. Mais informações: http://www.dannaproducoes.net/mostra/.

FONTE:
http://www.dannaproducoes.net/mostra/
Elba Peixoto de Abreu - (51) 91648121/94144994
elbabreu@hotmail.com 
Patrícia Castro – Jornalista (Mtb 12845)
patycsilva@gmail.com – (51) 8181-5664/84125336     

Nenhum comentário: