terça-feira, 8 de setembro de 2015

Festejos no Acampamento Farroupilha 2015 são abertos oficialmente

Um milhão de pessoas devem visitar o Parque Harmonia
                                                                Foto: Ricardo Giusti/PMPA
                                                                  Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Mais de 70 mil pessoas estiveram nessa segunda-feira, 7, no Acampamento Farroupilha, no parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). O prefeito José Fortunati e os secretários de Cultura, Roque Jacoby, e Turismo, Luiz Fernando Moraes, participaram da abertura oficial dos festejos, que ocorreu por volta das 18h com a chegada da Chama Crioula. (fotos)

                                                                       Foto: Ricardo Giusti/PMPA
O maior evento alusivo à cultura tradicionalista gaúcha ocorre até o dia 20 e deve receber mais de 1 milhão de pessoas. Ao todo 365 espaços, que contemplam piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs), além de pontos de alimentação e comerciais, estão preparados para receber os visitantes.  
Durante a abertura, o prefeito falou da importância dos festejos para a valorização da cultura do gaúcho. Conforme ele, a cada ano o acampamento está mais qualificado para receber milhares de visitantes. De acordo com Fortunati, a crise quase impediu a realização do acampamento, mas o esforço e o engajamento de muitos parceiros garantiram a realização do evento. “Atravessamos muitas dificuldades, por vários fatores este acampamento quase não foi realizado, mas o poder público, com o MTG e a Acampar, e muitos parceiros, batalharam muito para garantir que essa festa da cultura gaúcha pudesse ocorrer. Querermos continuar divulgando e fazendo com que a cultura gaúcha esteja presente entre nós no dia a dia", afirmou.  
O prefeito também lembrou que uma das grandes marcas da cidade para os turistas que participaram da Copa do Mundo em 2014, foi o Acampamento Farroupilha. “Foi quando visitantes de todo mundo puderam conhecer profundamente a tradição do povo do Rio Grande do Sul. Este é um grande símbolo da cidade de Porto Alegre que permite ampliarmos a compreensão dos costumes e hábitos dos gaúchos", salientou o prefeito.   
O acendimento da Chama Crioula, que marcou a abertura oficial, foi realizado pelo homenageado do Acampamento Farroupilha 2015, o tradicionalista Nelson Lima dos Santos e pelo patrono dos Festejos Farroupilhas 2015, Padre Amadeu Gomes Canellas. Também participaram da cerimônia o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris; o prefeito do Parque, Paulo Matukait; o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovane Tubino; o coordenador da 1ª Região Tradicionalista, José Arnildo Gomes de Mello; autoridades e representantes de entidades tradicionalistas.  
Programação - O projeto Turismo de Galpão, que desde 2013 tem oferecido aos visitantes do Acampamento Farroupilha oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha, entra em sua quarta edição. Ao longo do evento estará disponível um cardápio de 100 atividades para conhecer e aprender, de forma criativa, a história, as tradições, os hábitos e a culinária típica do Rio Grande do Sul. As oficinas serão oferecidas diariamente, entre 11h e 19h, no ambiente simples e rústico de 40 piquetes tradicionalistas parceiros do projeto, que é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. 
A programação campeira inicia-se na sexta-feira, 11, e segue até o dia 13 de setembro, na Fazendinha do Acampamento, onde ocorrerão as provas campeiras. Já programação a cultural começou neste domingo, 6, às 18h, com a apresentação de dança do CTG Rancho da Saudade, no Palco Central. Entre as atrações previstas estão concursos, apresentações musicais de nomes consagrados do tradicionalismo e de invernadas artísticas de CTGs. 
Outro destaque é a realização da Ciranda Escolar, uma oportunidade de aproximar estudantes das escolas públicas e privadas da cultura rio-grandense. A expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas visitem o local ao longo dos 15 dias de Acampamento. 
Limpeza - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizará a coleta dos resíduos domiciliares (rejeito e orgânico) e recicláveis duas vezes ao dia ao longo de todo o acampamento. Equipes do DMLU passarão pelos piquetes recolhendo os resíduos separadamente, bem como limpando os 30 latões distribuídos pelo local, para resíduos gerados pelos visitantes. São 15 latões de recicláveis e 15 de domiciliar distribuídos aos pares pelo espaço do evento. Além disso, equipe de 65 garis, 30 no turno do dia e 35 no turno na noite, farão a limpeza e manutenção de forma permanente. 
Esgotos Pluviais - O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) executou a limpeza das redes de drenagem e mais de 60 grades farroupilhas, localizadas no Parque Harmonia. A limpeza foi realizada de 15 a 28 de agosto. 
Meio Ambiente - A Secretaria Municipal do Meio ambiente (Smam) realizou limpeza geral, poda em cerca de 30 árvores, remoção de seis árvores com risco. No convênio com o MTG, foram instaladas 30 novas churrasqueiras, ainda em 2014, além do cercamento da área de reserva do parque, próxima à pista de rodeios, e recuperação do cercamento externo, como contrapartida pelo uso do parque. 
Indústria e Comércio - A Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (Smic) atua com a equipe de fiscalização para coibir a atuação de ambulantes no entorno do acampamento. 
Água e esgotos - A Distrital Centro do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na fase de instalação dos piquetes, disponibiliza pontos de acesso à água. 
Fiscalização - A Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza fiscalização dos alimentos durante o evento. 
Outros Serviços
Estacionamentos - Em 2015, serão cinco áreas de estacionamento durante a semana e seis áreas no final de semana. Os estacionamentos, administrados por uma empresa particular, terão o valor unitário de R$ 20 para carros e motos. O funcionamento será integral durante o evento.  
Atendimento médico - O posto de saúde do Acampamento Farroupilha funciona 24 horas com ambulatório, sala de atendimento de emergência e duas ambulâncias de atendimento básico. Casos mais graves são encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro. O posto fica ao lado do Centro de Eventos. 
Internet - O público contará com os serviços de tecnologia e informação fornecidos pela Procempa. A companhia disponibilizará sinal wifi na Casa do Gaúcho, no Galpão da Secretaria Municipal da Cultura e em alguns pontos do parque. 
Bancos - O Acampamento Farroupilha dispõe de caixas eletrônicos do banco Bradesco, localizado no Centro de Convivência. No Piquete da Associação dos Servidores do Banrisul existe um Caixa do Banco. 
Segurança - A Brigada Militar tem presença ostensiva no acampamento. A Polícia Civil instalou uma delegacia próxima ao Centro de Eventos. Equipes da Polícia Civil ficam de plantão 24 horas no posto. Além da Brigada Militar e Polícia Civil, tem presença permanente no parque uma equipe do Corpo de Bombeiros. 
Comércio - A Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha está localizada ao lado do Centro de Eventos, próxima à Fazendinha, onde ocorrem as provas campeiras. A feira possui mais de 60 estandes que vendem produtos gauchescos, como artesanato, vestimentas, utilidades para o lar, móveis e lazer. Para oferecer melhor conforto para os visitantes e participantes, os corredores possuem piso de madeira.  
Alimentação - A festa tradicionalista deste ano mantém as novidades dos anos anteriores. Dentre elas está uma picanharia, uma choperia e um café campeiro, que será vendido na padaria do parque. A praça de alimentação será voltada para a tradição e disponibilizará mais iguarias da culinária campeira. Padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria, restaurantes típicos e de frutos do mar. A praça terá estandes que venderão peixe, entrevero (sanduíche com carne de churrasco), pastel de carrera, frutas com chocolate e produtos coloniais, como queijo, salame, pão, cucas e doces típicos gaúchos. 



Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Jandira Davila Feijó

Nenhum comentário: