sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Lenço Colorado deu show de apresentação no palco central do Acampamento Farroupilha






Ao som das danças do Pezinho, Chimarrita e Caranguejo o grupo de danças do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Lenço Colorado abriu com primazia a noite desta quarta-feira, 9, da Mostra de Dança, Teatro e Circo. Com bailarinos muito bem caracterizados com vestimentas que lembravam os mais belos Espanhóis dos séculos XVII e XVIII o grupo, orquestrado por uma banda, encantou a plateia do Palco Central do Acampamento Farroupilha.
A entidade, fundada em 22 de abril de 2002, teve como primeiro patrão o Sr. Jefferson Bernardo. Hoje o grupo conta com 32 integrantes, que são orientados pelos instrutores Luciano Saldanha e Rinaldo Souto de Oliveira e a coordenadora e responsável pela apresentação Franciele Guterres Santin Haubold. Atualmente o patrão da entidade é o Sr. Dobrasil Renato Melo do Nascimento.
O DTG Lenço Colorado veio com a proposta em suas coreografias de homenagear a São Pedro padroeiro do Rio Grande do Sul e ao fandango de origem espanhola, e os fizeram com louvor. Representaram teatralmente cada uma das danças, munidos das indumentárias, figuras e apetrechos que marcaram os gaúchos de outrora, pois dançaram com sincronia as músicas típicas: Tirana do Lenço, Chico Sapateado e Tatu de Castanhola levando a plateia ao delírio.
Sobre o DTG Lenço Colorado
O Departamento de Tradições Gaúchas, Lenço Colorado, é o braço cultural do Sport Club Internacional.
Tem em seu currículo uma marca histórica e digna de um grande grupo, no maior festival amador de danças da América Latina, o ENART (Encontro de Arte e Tradição Gaúcha), que acontece na cidade de Santa Cruz do Sul-RS, ficou classificado entre os melhores grupos do Rio Grande do Sul, sendo que apenas os 20 melhores grupos chegam a final. Nestes anos de festivais o Lenço Colorado homenageou etnias e contou em forma de música e danças acontecimentos do nosso Estado.
No ano de 2009, homenagearam a etnia espanhola, dançando um belíssimo Fandango/Flamenco. Já no ENART 2014 apresentaram o tema o Navio Negreiro e Liberdade e Igualdade, deixando como exemplo aos espectadores deste festival, a igualdade social, tentando mostrar aos presentes que todos são iguais.

FONTE:
http://www.dannaproducoes.net/mostra/
Elba Peixoto de Abreu - (51) 91648121/94144994

Patrícia Castro – Jornalista (Mtb 12845)
patycsilva@gmail.com – (51) 8181-5664/84125336
Saibam mais sobre os Inúmeros Festivais e Projetos que esta entidade já participou:
  • Foram campeões do Porto Alegre em Dança;
  • Festival Internacional de Danças, realizado na cidade de Joinville/SC;
  • Espetáculos de abertura e encerramento para instituição Conmebol;
  • Caminho do Gol, projeto da Prefeitura de Porto Alegre, durante a Copa do Mundo FIFA 2014;
  • Reinauguração do Estádio Beira-Rio, Gigante para Sempre.
  • Participação no projeto Orçamento Participativo, durante o Acampamento Farroupilha para Copa do Mundo FIFA 2014. Dança e Música.
  • FEGGART 2015, edição Ouro.
  • Show de Abertura dos Festejos Farroupilha, Guaíba/2015. “Do Cipreste ao Piratini”.
  • Campeão do Enart nas modalidades:
Interprete Solista Vocal Feminino, Giovanna Motinni
Interprete Solista Vocal Masculino, Robson Paines
Violão Solo, João Aquino
E hoje a apresentação no Palco Central do Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho (Harmonia), será do CTG TIARAYU, às 20h. O evento faz parte do projeto cultural Mostra de Dança, Teatro e Circo que tem o patrocínio Master do Atacadão. A realização é do Ministério da Cultura e produção cultural da Danna Produções. Mais informações: http://www.dannaproducoes.net/mostra/.



Nenhum comentário: