sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

PREFEITO ACOMPANHA CHEGADA DA CHAMA CRIOULA NO CONGRESSO DO MTG




A chegada da Chama Crioula do 55º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Santana do Livramento, na fronteira gaúcha, foi acompanhada na tarde desta sexta-feira (11) pelo prefeito de Gravataí, Sérgio Stasinski. “Não poderia me ausentar deste momento”, disse ele.
A Chama Crioula que estará acesa em Livramento até janeiro de 2009, quando acontecerá o próximo congresso, esteve durante todo o ano passado em Gravataí, que foi sede do evento em 2007. Trazida por cavalarianos, um dos símbolos mais significativos da cultura nativista percorreu 530 quilômetros entre as duas cidades. A comitiva de cavaleiros que conduziu a chama teve apoio da Prefeitura de Gravataí.
Congresso
O 55º Congresso Tradicionalista Gaúcho é um dos principais eventos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). “É quando tomamos as decisões mais importantes a respeito do movimento, delineando e conduzindo o desenvolvimento da cultura tradicionalista em nosso Estado”, explicou o presidente do MTG, Oscar Gress. Paralelo ao evento acontece, também, o 6º Encontro de Comunicadores e o 1º Encontro Regional de Comunicadores do MTG.
Nesta sexta-feira, além da chegada oficial da Chama Crioula, acontece a instalação do congresso e a sessão solene de abertura. No sábado (12), a partir das 9h, a programação inclui a apresentação de propostas para sediar o próximo congresso, quando as cidades candidatas defendem suas teses.
“Nós já fomos sede do congresso, mas colocamos Gravataí à disposição do MTG”, explicou o prefeito Sérgio Stasinski, informando que embora a disponibilidade, Gravataí não é candidata oficial.
O prefeito lembrou que a cidade foi homologada pelo MTG em dezembro do ano passado como sede da Fecars - Festa Campeira do Rio Grande do Sul até 2012. “Nosso compromisso com o tradicionalismo é concreto”, destacou Stasinski.
Acompanham o prefeito a secretária de Comunicação, Iara Maurente e a diretora de Turismo da Prefeitura, Rejane Azevedo. “O tradicionalismo é um potencial turístico muito grande”, disse a diretora de turismo, enfatizando que “os eventos deste setor em Gravataí sempre atraem milhares de pessoas, sendo positivos para a cidade como um todo”.

Fonte: SECOM/PMG
Fotos: IARA MAURENTE

Nenhum comentário: