domingo, 6 de janeiro de 2008

SÍMBOLOS GAÚCHOS

.:: Símbolos


Os símbolos do gauchismo e do tradicionalismo gaúcho, por sua cultura, são:



.: Chama Crioula



Como o Fogo Simbólico, que simboliza o espírito do culto à Pátria, a chama Crioula encarna a magnitude da Tradição gaúcha. A Chama Crioula de 1947, transformou-se num símbolo gaúcho, para arder nos Centros de Tradições Gaúchas, nas Semanas Farroupilhas e em outros eventos tradicionais. É a representação do amor ao pago. O ideal do, também símbolo tradicionalista, folclorista Paixão Corte, com aquele primeiro facho traduziu a fertilidade da cultura que se perpetua na ronda legada aos tradicionalistas: a chama da alma gaúcha!



.: Erva Mate



Entre os símbolos tradicionais do gaúcho, a Ilex Paraguayensis, sem dúvida, é destaque, pois ela é a provedora da seiva que marca o mais ardoroso hábito gauchesco: o de chimarrear.



.: Estrela Boieira



Estrela d’Alva, ou Planeta Vênus. A Estrela Boieira surge no poente logo ao anoitecer, e no nascente, pela madrugada, antes do sol raiar. Guia inconstante dos boiadeiros, a estrela d’Alva é o Guia inconstante dos boiadeiros, a estrela d’Alva é o símbolo do gaúcho, que nas tropeadas aprendeu a admirá-la.



.: Quero Quero



O tradicional sentinela das coxilhas, pertence à família “Vanellus Chilensis”. Incontestavelmente é, este pernalta ereto, o vigia avançado de cada pago. O quero-quero nunca pousa em árvores, ou palanques, mas somente no solo. Vivendo comumente em casais, jamais abandona seus ninhos e filhotes, defendendo-os bravamente, num exemplo que deveria ser seguido por muitos homens e mulheres. Quando sente-se ameaçado investe-se contra o invasor de seu domínio, com gritos de alvoroço, com vôos rasantes. Com pertinácia, para despistar quem procura localizar seu ninho ou filhote, ele vai gritar, simulando preocupação, longe do local em que os mesmos se encontram.



.: Rosa



A rainha das flores é considerada um símbolo da cultura gaúcha. Aparece na bomba do mate, de cuja nomenclatura dada ao anel, ou refreador, também é conhecido por “botão de rosa”, quando assim estilizado. Pertence à família das Rosáceas, as prendas usam-na no cabelo.



.: Umbu



Da família das fitolacáceas, é uma árvore de grande tamanho, cujas raízes saem à flor da terra, que pela copada, produz excelente sombra. É, como o pinheiro e a figueira, uma árvore simbólica do rio Grande Sul. Seu crescimento é rápido. Seus frutos, em bagas, são nutritivos.



.: Outros



Existem coisas, sentimentos, palavras, e seres que simbolizam o gauchismo, mesmo que não oficializados, vamos assim dizer, mas pelo tanto que representam ao tradicionalismo. Os de maior significado, ao nosso entender, são: Boleadeiras, Bombacha, Carreta, Chimarrão, Chiripá, Chula, Churrasco, Estância, Fandango, Farrapo, Figueira, Fogo-de-chão, Gado, Galpão, Gaudério, Guasca, Hospitalidade, Laço, Martín Fierro, Minuano, Missioneiro, Negrinho do Pastoreio, Pago, Pala, Pampa, Pingo, Pinheiro, Querência, Retovar, Sepé-Tiaraju, Sinuelo, Taita, Tapera, Tava, Vaqueano entre outros.


Fonte: Carlos Zatti - Nas restevas do Gauchismo.

8 comentários:

Unknown disse...

Eu acho que esta faltando a flor simbolo do Rio Grande do Sul a flor Brinco-de-princesa mas os outros simbolos que têm ali estao muito bem descritos

Douglas Saling disse...

Grande fonte depesquisa....
Só falta a flor simbolo do RS brinco-de-princesa..

positivo disse...

MUITO BEM RESUMIDO SÓ ACHO Q DEVIA HAVER GRAVURAS DOS SIMBOLOS,TER UM POUCO MAIS DE TEXTO E PODERIA BOTARA FLOR SIMBOLICA DO RS Q É A FLOR BRINCO-DE-PRINCESA

laçador disse...

pra mim mesmo sinbolo é o cavalo crioulo isso sim que deve ser respeitado

estudante disse...

Muito boa a pesquisa,apesar de ter faltado a flor brinco-de-princesa me ajudou bastante em uma pesquisa.

Anônimo disse...

esta faltando os outros simbolos coloquem os outros e vai fica bem interessante ...

Oscar Silbiger disse...

PRESENTE INESQUECÍVEL PARA O DIA DOS PAIS: LIVRO RETRATANDO A HISTÓRIA DE VIDA DELE.

Uma homenagem original para expressar gratidão, admiração e reconhecimento ao seu pai, reunindo textos e imagens emocionantes.

O livro vai reunir o início, evolução, realizações, etapas conquistadas, realizações, momentos de superação etc. que serão referência e motivo de orgulho para familiares, amigos, colaboradores e todas as gerações.

Sou escritor com 37 anos de experiência retratando trajetórias pessoais, familiares e corporativas que não merecem ser apagadas gradativamente pela ação do tempo.

Importante: é necessário iniciar o projeto o quanto antes, para ser entregue nessa data tão especial e com custo bem razoável.

Estou à disposição para mais informações.
Obrigado e até breve!
Oscar Silbiger / Vida Escrita
19 99217-7849
www.vidaescrita.com.br

carlos Zatti disse...

Companheirada,
Quanto à falta da FLOR, símbolo (brinco não sei do que?), é algo mui recente. Quando da edição do livro, em 1994, a flor era a ROSA, como explicado.