terça-feira, 18 de março de 2008

MÚSICA TEMA DA SEMANA FARROUPILHA



“Orgulho de um Povo” é a música tema da Semana Farroupilha 2008

A música tema da Semana Farroupilha 2008 já está escolhida. A canção “Orgulho de um Povo”, com letra de Silvio Ayone Genro e música de Duca Duarte, é interpretada por Cristiano Quevedo e aborda o tema do evento “Nossos símbolos: nosso Orgulho”. Em uma de suas estrofes, são citados símbolos como o mate e a flor brinco-de-princesa. “Eu tenho orgulho das nossas rodas de Mate / E na paz que se reparte / Nesse gesto de oferenda! / Da cor alegre de um Brinco-de-Princesa, / Flor que enfeita com beleza / As tranças das nossas prendas!”.
Nascido na primeira capital farroupilha, Piratini, Quevedo teve sua infância marcada pelo convívio no CTG. “A entidade sempre foi, para mim, uma extensão da família”. A própria riqueza cultural do município ajudava o menino a tomar gosto pela tradição, pela história do Rio Grande do Sul. Sob a influência dos discos de vinil de Pedro Ortaça, Gaúcho da Fronteira, Os Serranos, entre outros, Quevedo teve a certeza de que queria ser músico durante a realização da 1ª Vertente da Canção. Dali em diante, a musica não sairia mais do seu cotidiano do artista.
O temário 2008 valoriza os símbolos oficiais do Rio Grande do Sul, com o propósito de torná-los mais conhecidos e valorizados. O projeto congrega primeiramente os 10 símbolos listados na legislação: Bandeira, Hino, Armas, a planta Erva-mate, a ave Quero-Quero, a flor Brinco-de-princesa, o Cavalo Crioulo, a planta medicinal Macela, a bebida Chimarrão, e o prato típico Churrasco.

ORGULHOS DE UM POVO
Letra: SILVIO GENRO
Música: DUCA DUARTE
Interprete: CRISTIANO QUEVEDO

Eu sinto orgulho desse sotaque sulino...
De um povo que canta o Hino
Com respeito e devoção!
Dessa Bandeira, amado pano sagrado...
do mapa do nosso Estado
Em forma de coração!

Eu tenho orgulho das nossas rodas de Mate
E na paz que se reparte
Nesse gesto de oferenda!
Da cor alegre de um Brinco-de-Princesa,
Flor que enfeita com beleza
As tranças das nossas prendas!

Eu sinto orgulho
Do entono dos centauros
No trono dos seus Cavalos,
Preservando Tradições!
Eu tenho orgulho
Dessa Alma Farroupilha,
Chama Crioula que brilha
No sacrário dos Galpões!

Eu sinto orgulho desse meu sangue Farrapo...
Brasão de Armas dos guapos,
Que nos trás tanta emoção!
Dessa heróica bravura dos Quero-queros,
Feito caudilhos austeros
Defendendo nosso chão!
Eu tenho orgulho dum churrasquito nas brasas...
Cordeona pedindo vasa
E a gauchada contente!
Eu sinto orgulho dessa fé que se revela
Num simples chá de Macela
Curando os males da gente!

Eu sinto orgulho
Do entono dos centauros
No trono dos seus Cavalos,
Preservando Tradições!
Eu tenho orgulho
Dessa Alma Farroupilha,
Chama Crioula que brilha
No sacrário dos Galpões!

FONTE: MTG/ Felipe Basso

foto: SECOM/PMG

Nenhum comentário: