sábado, 5 de abril de 2008

SMTur e MTG investem nas atrações da Rota Nativista



Secretaria de Turismo e 1a RT na Roda Nativista
Foto: Ricardo Giusti/ PM-POA

Pelo menos cinco Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) da Capital já foram indicados à Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) pela 1ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) como potenciais integrantes da Rota Nativista de Porto Alegre. A formalização da parceria ocorreu hoje, 2, através de termo de cooperação assinado pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e o coordenador da 1ª Região Tradiconalista, Valdecir Chamurro.
O projeto da nova rota tem o objetivo de oferecer a turistas, especialmente estrangeiros, a possibilidade de um contato direto com as manifestações da cultura e das tradições do Rio Grande do Sul na própria capital do Estado. A partir da indicação dos CTGs que poderão integrar a Rota Nativista, serão avaliados aspectos de infra-estrutura e de recursos humanos das entidades, que deverão organizar e oferecer uma agenda de eventos e atrações permanentes em gastronomia, música e dança nativista e atividades campeiras como produto turístico da cidade.
Capital dos gaúchos- Chamurro afirmou que a aproximação entre MTG e SMTur “traduz um momento ímpar, diante da carência que temos de divulgar nossa cultura”, e garantiu que a entidade não medirá esforços para atender às expectativas em torno do projeto. Para o secretário de Turismo, Porto Alegre também precisa assumir-se como “capital mundial do gaúchos” e permitir que os visitantes tenham esta percepção da cidade. Moraes lembrou que a exemplo do que ocorre em Salvador (BA), onde os turistas são recebidos por baianas típicas já no aeroporto, a figura do gaúcho deve fazer parte do ambiente de Porto Alegre. “A Rota Nativista, garantindo atividades regulares nos CTGs, é um início para esta visibilidade das nossas tradições”, afirmou.
Segundo o secretário, a SMTur está se empenhando na articulação do que já existe – a cultura, as entidades tradicionalistas e o trade turístico. “A partir da organização dessas entidades e da sua programação de eventos, será possível trabalhar em conjunto com operadores de turismo e rede hoteleira para que a agenda de atrações tradicionalistas da Capital seja um novo produto qualificado para turistas”, adiantou.
Participaram da assinatura do termo de cooperação o diretor artístico da 1ª Região, Sérgio Spier, o sotacapataz Gilberto Nazário, e o coordenador da Zona Sul da entidade, César Tomazzini.
fonte: PMP

Nenhum comentário: