quinta-feira, 8 de maio de 2008

CRISTIANO QUEVEDO


“O destino quer que eu cante. E a cantar eu me concentro”. Os versos do pajador Jayme Caetano Braum, ganham autenticidade inquestionável quando cantados por CRISTIANO QUEVEDO, um gaúcho de Piratini, histórica capital farroupilha, que nasceu para cantar os destinos campeiros. “Destinos” é o nome de seu primeiro CD, logo em seguida vieram “Luzeiros”, “Pra Quem Tapeia o Chapéu” e “Pra Um Fim de Lida”, trabalhos estes que tem a marca de estilo contagiante de interpretar e o consagraram como um dos mais jovens e talentosos nomes da música nativista do Rio Grande do Sul, projetando seu nome além das fronteiras do estado.
CRISTIANO QUEVEDO começou sua carreira nos festivais de música nativista onde conquistou os principais prêmios nos mais importantes eventos do gênero no estado. Seus shows mesclam a energia contagiante, passada através do estilo próprio de se comunicar com o público e o excelente trabalho musical.
Em seu mais recente CD “Um Mate Novo” gravado em Porto Alegre, reuniu músicos jovens que misturam sensibilidade e técnica apurada, fazendo uma música gaúcha sem fronteiras, priorizando a eterna busca do novo, sem perder as raízes regionalistas “... esta audácia de buscar o novo sem pisar o rastro ou reascender as brasas...”. E foi com muita audácia que este jovem talento do sul do Rio Grande do Sul alçou vôos mais altos, sendo chamado para participar de convenções em Natal, no Rio Grande do Norte, João Pessoa capital paraibana, Rio de Janeiro e São Paulo capital. Foi buscando não pisar o rastro que sua alma o levou a atravessar a fronteira e realizar uma turnê no Uruguai percorrendo mais de dez cidades onde centenas de hermanos platenses puderam conhecer seu trabalho, o que resultou no convite para shows nos mais importantes festivais de música da América Latina, Festival Del Prado em Montevidéu, Festival Internacional de Durasno em Durasno, e ainda a gravação do CD “Cantos de La Pátria Grande”, com a participação do Uruguaio Oscar Massita e de dois ícones da música Latina Americana, Pepe Guerra e Hector Numa Moraes. Em 2006 fez sua primeira excursão à Argentina cantando em La Plata e Buenos Aires. Recentemente retornou de Portugal, onde realizou cinco apresentações, levando a arte e a cultura gaúcha, além mar.
CRISTIANO QUEVEDO pode se dizer um artista multimídia, seu trabalho não se resume exclusivamente na música, além de radialista na Rádio Rural, participa de campanhas institucionais no Rádio e na TV.
CRISTIANO QUEVEDO, garra Farroupilha a serviço da cultura Gaúcha, Brasileira e, sobretudo Latino Americana.

foto: TUDI MUNHÓZ

Nenhum comentário: