sexta-feira, 9 de maio de 2008

DEFESA CIVIL


Fim de semana será de noites frias


Uma massa de ar seco e frio cobre todo o Estado e mantém o tempo firme neste final de semana, segundo dados da MetSul Meteorologia. Tanto no sábado, 10, como no domingo, 11, o sol aparece na Capital, mas também haverá nuvens devido à atuação de um ciclone extratropical em alto mar, a uma grande distância da costa. O ciclone impulsiona ar frio para o estado, o que vai resultar numa madrugada de temperatura muito baixa no sábado, com mínimas entre 6 e 9 graus. Pode atingir temperaturas de 4 e 6 graus nos pontos mais frios do sul e do leste da cidade. O sol proporciona o aquecimento e a tarde será agradável com máximas de até 21 graus.


O domingo, 11, começa novamente frio e com chance de neblina isolada na madrugada, quando as mínimas devem chegar até 10 graus. O sol aparece com nuvens no decorrer do período, elevando a temperatura para 22 graus à tarde. Também a segunda-feira, 12, terá a presença de sol. As temperaturas extremas variam entre 11 e 23 graus.


Lago Guaíba - O nível do Guaíba manteve-se estável nesta sexta-feira, 9. Na régua do Parque da Harmonia o lago estava em nível mais baixo que na tarde de quinta-feira, quando atingiu 1,40 metro. Medição da manhã indicou 1,24 metro e a leitura do meio-dia acusou 1,27.


Nas ilhas, as observações realizadas pela Coordenação da Defesa Civil acusaram 1,24m na noite de quinta-feira; 1,15m durante a manhã de hoje e 1,20m agora à tarde. O Rio dos Sinos segue baixando com o escoamento das águas para o Lago Guaíba. O Gravataí, por sua vez, segue subindo na cidade de Gravataí e atingia, na tarde desta sexta-feira, 3,92m contra 3,90m da manhã. O nível muito elevado do Gravataí traz preocupação quanto ao represamento do Arroio Feijó na Zona Norte da Capital.


Cinzas do vulcão - Uma pequena quantidade de cinzas vulcânicas chegou ao extremo sul gaúcho na tarde de quinta-feira, 8, mas o vento em camadas médias da atmosfera dispersou a fuligem que hoje, 9, aparecia em nível ínfimo sobre o mar na costa gaúcha. As cinzas, que não chegam a se precipitar sobre a superfície, como na Argentina, estavam a milhares de metros de altura. Os dados mais recentes indicam que as cinzas poderiam se aproximar novamente do estado neste fim de semana, mas não chegam à Capital.

Nenhum comentário: