terça-feira, 13 de maio de 2008

Wilmar Winck de Souza é o Patrono da Semana Farroupilha 2008

foto: Secom/PMG

A Semana Farroupilha 2008 já tem seu patrono definido. A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas elegeu Wilmar Winck de Souza como Patrono do evento, que tem seu ápice no desfile de 20 de setembro. O convite foi oficializado ao tradicionalista pelo presidente da Comissão, Oscar Fernande Gress.
Nascido em Palmeira das Missões em 1926, Wilmar Winck de Souza é considerado um dos precursores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Em sua trajetória, participou da fundação do 35 CTG, um dos primeiros CTG’s do Estado. Aos 21 anos, veio a Porto Alegre para estudar no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, local onde conheceu Paixão Cortes, Barbosa Lessa, Glaucus Saraiva e Cyro Dutra Ferreira, com os quais fundou o 35 CTG, em 1948. Retornou a Palmeira das Missões um ano depois, entrando na carreira política em 1959, quando se tornou vice-prefeito, sendo eleito prefeito do município após quatro anos.
Em 12 de janeiro de 1950, fundou o 35 CTG de Palmeira das Missões, quarto Centro de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul, permanecendo na presidência da entidade durante seis mandatos consecutivos. Oito anos depois, comandou uma cavalgada de sua cidade natal a Porto Alegre, para presenciar a inauguração do monumento Laçador, inspirado na imagem de seu amigo, Paixão Cortes.
A primeira participação de Winck como Patrono será durante o acendimento da Chama Crioula, em São Leopoldo, Nicolau, no dia 16 de agosto. O homenageado também participará das demais atividades oficiais do evento, tais como as solenidades no Palácio Piratini e no desfile de 20 de setembro.

Patronos dos eventos anteriores
2005 - Luiz Menezes
2006 - Paixão Côrtes
2007 - Nico Fagundes
Fonte: Felipe Basso / EMC Comunicação Empresarial

Nenhum comentário: