quinta-feira, 3 de julho de 2008

O dia em que o livro se fez música


Um dos mais brilhantes e ousados trabalhos musicais acaba de ser lançado. E no Rio Grande do Sul. É o CD do gaiteiro Luiz Carlos Borges "Itinerário de Rosa", inspitado na obra homônima de Apparício Silva Rillo, cujos versos foram adaptados e se transformaram em canção. São dezessete músicas, com participações de Vitor Ramil, Loma, Ernesto Fagundes, Lucio Yanel, Leandro Rorigues, entre outros.
Não, aqui o destaque não é a gaita faceira do Borges, que acaba se tornando pequena diante da grandiosidade daquilo que se ouve. É um tipo de música para prestar atenção na letra, e, assim, guardar o livro na mente, mesmo sem tê-lo lido. Conta o gaiteiro que, em 1983, esteve no lançamento da obra escrita, em São Borja, quando manteve contato com Rillo. "Tem coisa muito boa de musicar aqui", disse ao poeta, segundo relato que consta no encarte do CD. "No dia seguinte, já estava lendo e relendo tudo, pois foi uma loucura como me apaixonei pelos poemas", conta.
Borges diz que levou 12 anos para começar a registrar as canções em um gravador. Com a morte de Rillo, em 1995, o projeto acabou ficando parado até 2004, quando foi retomado. Em muitos poemas, Rosa é retratada como uma moça de "vida fácil". Diz um trecho de "Intermezzo de Rosa" (faixa 8):
Rosa de carnes maduras
Na mais lindice de sí
Sonho e cama inalcançados
Pelo bolso de trocados
De campeiros e guris

Rosa de riso aferido
Por quilates de anéis
Vagalumeando o apelido
"Rosa quinhentos mil réis"
A de poucos esolhidos
-doutores e bacharéis
De nome e plata fornidos
E na cancha dos sentidos
Potranca de coronéis".
Nas outras faixas, o passeio pela vida de Rosa continua. Passa pelo casamento e termina na morte, como na faixa 16 (Epitáfio):
Sete palmos de terra
Duas datas riscadas
E aqui jaz
Um nome: Rosa da Silva
Último amante: a paz
Nesta verdadeira obra prima, uma espécie de "'ópera-milonga", Borges se supera em todos os sentidos. Só mesmo ouvindo. É candidatíssimo a disco do ano.
Resumo da Ópera:
Nome: Itinerário de Rosa
O que: CD com versos musicados de Apparício Silvia Rillo
Por que comprar? Porque é simplesmente espetacular
Postado por Giovani Grizotti

Nenhum comentário: