sexta-feira, 22 de agosto de 2008

22 DE AGOSTO É O DIA DO FOLCLORE!


Pau-de-fita: uma das Danças Folclóricas do Povo Gaúcho Brasileiro!
No Dia do Folclore, o Bombacha Larga rende homenagens ao Folclore Brasileiro, especialmente ao conjunto preservado das tradições populares do Rio Grande do Sul.
Desde John Willian Thomas que o vocábulo "folklore" - conhecimento do povo - representa a ciência que estuda os fatos sociais, culturais, artísticos ou tradicionais de um povo; que reúne as tradições de uma região, expressada em suas crenças, contos, provérbios, canções, lendas, usos e costumes. É, em resumo, o acervo registrado das coisas de aceitação popular de uma Terra, de uma região.
E o Folclore Gaúcho registra, na sabedoria popular, usos e costumes valorosos de nossos antepassados. Quando esquecido, ressurgiu com a força que sempre teve, graças aos trabalhos de estudiosos como Paixão Côrtes e Barbosa Lessa. Foram eles que recolheram, por exemplo, as coreografias de muitas danças, em visitas às estâncias e a muitos locais interioranos de nossa Querência.
Não há dúvidas que o povo gaúcho tem a cultura mais universal do Continente Americano. O seu folclore abrange uma diversidade invejável, desde as inúmeras danças folclóricas, como as canções, as lendas, os ritmos, o chimarrão, os fandangos e a hospitalidade, entre outros aspectos de sua cultura.
O Folclore é o maior patrimônio de um povo. Evitar as interferências de outras culturas e valorizá-lo é um dever de todo o herdeiro dessa riqueza cultural. "Povo que não conhece a sua história, é obrigado a viver de novo!".
Neste 22 de agosto de 2005, Dia do Folclore, bradamos todos: Viva o Folclore Brasileiro! Viva o Folclore Gaúcho!
FONTE: BOMBACHA LARGA

Nenhum comentário: