quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Semana Farroupilha 2008 é lançada no Palácio Piratini


Organizadores apresentaram programação e carros temáticos de 20 de setembro

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas lançou hoje, em coletiva de imprensa, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, a Semana Farroupilha 2008. Na ocasião, representantes do governo e o presidente da Comissão Estadual, Oscar Fernande Gress, apresentaram à imprensa e convidados a programação oficial do evento para este ano. A primeira atividade acontece já no sábado, dia 16, com o acendimento da Chama Crioula, na Ponte Seca, em São Leopoldo, abrindo oficialmente as comemorações farroupilhas no Rio Grande do Sul. Aproximadamente dois mil cavaleiros devem passar pelo município para buscar uma centelha do fogo histórico, que será levado para todas as regiões do Estado.

A Chama Crioula é também abordada no temário do evento: “Nossos símbolos: nosso orgulho” explora a riqueza dos símbolos oficiais e afetivos do nosso povo. Para Gress, embora o gaúcho beba chimarrão diariamente, faça seu churrasco aos domingos e cante o hino como nenhum outro povo, muitas vezes ele não sabe que está se referindo à um símbolo oficial do Rio Grande do Sul. “É uma maneira de incentivar o povo rio-grandense a se aproximar de sua história”, completa. Bandeira, Hino, Armas, a planta Erva-mate, a ave Quero-Quero, a flor Brinco-de-princesa, o Cavalo Crioulo, a planta medicinal Macela, a bebida Chimarrão e o prato típico Churrasco são os símbolos oficiais do Estado.

O evento marca ainda o lançamento do livro “Nossos Símbolos: Nosso Orgulho!”, editado pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Com 180 páginas, a obra traz a história de cada um dos símbolos explorados na Semana Farroupilha 2008. A pesquisa foi realizada por funcionários do IGTF e coordenada pelo presidente da instituição, Manoelito Carlos Savaris.

Patrono
.
Nascido em Palmeira das Missões em 1926, Wilmar Winck de Souza é considerado um dos precursores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Aos 21 anos, veio a Porto Alegre para estudar no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, local onde conheceu Paixão Cortes, Barbosa Lessa, Glaucus Saraiva e Cyro Dutra Ferreira, com os quais fundou o 35 CTG, em 1948. Retornou a Palmeira das Missões um ano depois, entrando na carreira política em 1959, quando se tornou vice-prefeito, sendo eleito prefeito do município após quatro anos.

Em 12 de janeiro de 1950, fundou o 35 CTG de Palmeira das Missões, quarto Centro de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul, permanecendo na presidência da entidade durante seis mandatos consecutivos.

A primeira participação de Winck como Patrono será durante o acendimento da Chama Crioula, em São Leopoldo, Nicolau, no dia 16 de agosto. O homenageado também participará das demais atividades oficiais do evento, tais como as solenidades no Palácio Piratini e no desfile de 20 de setembro.


Desfile

O Desfile de 20 de setembro acontecerá, pelo segundo ano consecutivo, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. A programação inicia às 8h30, com a revista da tropa pela governadora. Em seguida, às 8h55, a Brigada Militar abre o Desfile Cívico-Militar, com participação da Polícia Civil, IGP, SUSEPE, Polícia Rodoviária Federal e EPTC. A passagem dos 13 carros temáticos, uma das grandes atrações, começa pontualmente às 9h55, com duração de 55 minutos. O tradicional encerramento, com a passagem dos cavaleiros, começa às 10h45 e deve ser finalizado até às 13h.

Programação

8h30 – Revista da Tropa

8h55 – Desfile Cívico Militar

Ordem de apresentação: Brigada Militar, Polícia Civil, IGP, SUSEPE, Polícia Rodoviária Federal e EPTC

9h55 – Desfile Temático

10h45 – Desfile Tradicional

Desfiles no Interior

O evento também continuará com o incentivo à realização de Desfiles Temáticos no interior do Rio Grande do Sul. O processo de unificação dos desfiles iniciou em 2004 com a escolha de seis municípios. Em 2008, foram 15 as cidades selecionadas, que receberão cada uma R$ 10 mil para investimento em infra-estrutura. As localidades são Arroio Grande, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Piratini, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Gabriel, Tapes e Vacaria.

Música-tema

A música-tema da Semana é interpretada por Cristiano Quevedo. A canção “Orgulho de um Povo” tem letra de Silvio Ayone Genro e música de Duca Duarte, abordando o tema do evento “Nossos símbolos: Nosso orgulho!”. O material está disponível para download no site www.semanafarroupilha.com.br e www.igtf.rs.gov.br.

Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial

foto: Palácio Piratini

Nenhum comentário: