domingo, 7 de setembro de 2008

Abertura do Acampamento Farroupilha será domingo


O Acampamento Farroupilha abre oficialmente domingo, 7, às 18h, com o acendimento da Chama Crioula na área central do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Mas o público já pode conferir as atrações do evento, que está com a infra-estrutura quase concluída. No local, estão acampadas 386 entidades. Além dos piquetes, o Acampamento conta com restaurantes, bares, quiosques com lanches, padaria, açougue e feira de artesanato. Também podem ser conferidas atrações musicais e provas campeiras.
A praça de alimentação do evento apresenta como novidade dois restaurantes típicos. Um de culinária gaúcha tradicional, localizado próximo ao Centro de Eventos. Outro de culinária litorânea, que fica próximo a uma das entradas do evento, perto do Galpão das Cuias. O cardápio apresenta anchovas, filés e tainhas na brasa. Ao todo, são 28 pontos de comercialização.
Artesanato - A feira de artesanato terá 60 estandes comerciais, dez a mais do que na edição anterior. Pela primeira vez, será instalada uma cozinha experimental, onde serão elaborados pratos típicos para que o público confira o preparo. No mesmo local, foi montada uma área de paisagismo, com a representação dos símbolos gaúchos, tema da Semana Farroupilha deste ano: a Bandeira, o Hino e as Armas; Erva-mate e Chimarrão; o Quero-quero (ave); a flor Brinco-de-princesa; o Cavalo Crioulo; a planta medicinal Macela e o churrasco. A feira oferecerá artigos de couro, artesanato, facas, malharia, vestuário típico adulto e infantil, móveis rústicos, utensílios da culinária gaúcha, livros e discos nativistas.
A feira do livro é outra novidade na programação do Acampamento Farroupilha. Serão quatro expositores associados à Câmara Rio-Grandense do Livro, além de uma barraca do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Denominada de Piquete da Leitura, a área fica localizada em um espaço em frente ao Centro de Eventos da Cultura Gaúcha, sobre o espelho d´água. Terá exclusivamente livros centrados na temática gauchesca e será complementado por um espaço para a realização de apresentações culturais, onde ocorrerão encontros com autores, saraus, rodas de chimarrão e contações de histórias, entre outras atividades. Funcionará das 10h às 22h.

Nenhum comentário: