quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Expedição fotográfica e Semana Farroupilha em Alegrete, no Rio Grande do Sul











Expedição fotográfica e Semana Farroupilha em Alegrete, no Rio Grande do Sul
Izan Petterle - 03/09/2008

Logo após a minha participação no mais importante festival de fotografia do país, o Paraty em Foco, onde irei promover, nos dias 13 e 14 de setembro, o workshop Desafio Nat Geo no Brasil, irei viajar para minha cidade natal, Alegrete, com o objetivo de realizar, entre os dias 18 e 21 de setembro, mais uma de minhas expedições e curso avançado em fotografia documental.


Localizada no coração do pampa gaúcho, Alegrete sedia uma das mais tradicionais celebrações da preservação da cultura brasileira, a Semana Farroupilha. No dia 20 de setembro, data na qual é comemorado o início da chamada Guerra dos Farrapos, Alegrete se transforma em palco de um dos mais impressionantes eventos nacionais, o Desfile do Dia do Gaúcho. De 7 a 8 mil pessoas, homens e mulheres, vestidos a caráter, “pilchados” em suas melhores vestimentas, desfilam em seus garbosos cavalos pelas ruas da cidade.
A ocasião é realmente uma atração única, que impressiona pela originalidade e grandiosidade. Além do desfile, durante esta semana, nos chamados Centros de Tradições Gaúchas(CTG) e nos Piquetes (versões menores dessas entidades tradicionalistas), as pessoas que vêm do interior do município montam dezenas de acampamentos. É uma verdadeira viagem no tempo, com fogo de chão, churrasco, chimarrão e uma maneira de vida que teima em permanecer viva.

Alegrete foi uma das capitais da República Rio-Grandense, onde foi promulgada a primeira Constituição Republicana do Brasil. A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, foi uma revolução ou guerra regional de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil, que durou entre os anos de 1835 a 1845.

Fazem mais de 10 anos que fotografo esse extraordinário acontecimento. Em uma das ocasiões convidei Walter Firmo, famoso fotógrafo brasileiro, para conhecer esse espetáculo. Encantado com o que via, ele me disse: “Que país é esse que você me trouxe para conhecer?”
Informações sobre o curso: http://www.photoexpedition.com.br/ Informações sobre a Semana Farroupilha: http://www.mtg.org.br/e e www.semanafarroupilha.com.br/



Nenhum comentário: