terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mulher tradicionalista será homenageada


Na sexta-feira, o Diário Oficial do Estado publicou decreto da governadora Yeda Crusius instituindo o Troféu RS Mulher Farroupilha, que será concedido anualmente a mulheres comprometidas com a cultura tradicionalista gaúcha.

Neste ano, serão contempladas as nove prendas Estaduais (três mirins, três juvenis e três adultas) em razão do trabalho desenvolvido ao longo da preparação do concurso estadual de prendas. Também cinco mulheres indicadas pelo IGTF, MTG, Comissão Gaúcha de Folclore e Coordenadoria Estadual da Mulher recebem essa distinção.

As premiadas são as seguintes: Prendas Estaduais adultas Gabrielli da Silva (Alvorada), Francielli da Silva Santos (Tupanciretã), Paula Tâmara Schmidt (Sapiranga); Prendas Juvenis Juliana dos Santos Oliveira (Cruz Alta), Laura Jaskulski Capiotti (São Gabriel) e Maquiélli Cristina da Silva Angeli (Novo Hamburgo); Prendas Mirins Andréia da Luiz Pereira (Alegrete), Natália da Rocha Moreira (Porto Alegre) e Tanielly Vieira Machado (Dom Pedrito) e as cinco mulheres indicadas Marli Scholl (Pesquisadora da cidade de Osório), Paula Simon (Folclorista e pesquisadora de Porto Alegre), Maria Luiza Benitez (Cantora e apresentadora de programas), Jurema Chaves (Poetisa e escritora) e Cyra Dutra Ferreira (Fundadora do 35 CTG e pioneira no MTG).

A entrega do troféu será no dia 7 de setembro, às 19h, no palco principal do Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia. Nos dias 6, 7 e 8, de setembro, a partir das 14h, a Coordenadoria e as Prendas Estaduais estarão com amostra cultural e informações sobre Saúde da Mulher, no pavilhão central da Chama Crioula.

Ontem, depois da assinatura do contrato com o Banco Mundial, no Palácio Piratini, a governadora Yeda Crusius (foto) recebeu convidados em um almoço na Expointer devidamente pilchada: usava bombacha, camisa branca e botas. Sinal de que valoriza, na prática, as tradições do Rio Grande.
fonte: roda de chimarrão
Giovani Grizotti

Nenhum comentário: