segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Novo laço para o Laçador







Foto: Ivo Gonçalves / PMPA
A estátua, de 1954, teve como modelo o folclorista Paixão Côrtes


Símbolo maior de Porto Alegre, o monumento O Laçador ganhou hoje, 22, um novo laço, em substituição à peça furtada em abril deste ano. Confeccionado pelo artista Altair Clementel, o acessório é semelhante ao original, feito em 1954 pelo escultor Antônio Caringi, e foi inspirada em documentos e fotografias da época

A solenidade de entrega do laço, no Sítio do Laçador, contou com as presenças do prefeito em exercício Eliseu Santos e do folclorista Paixão Côrtes, que serviu de modelo para a produção da estátua. “É um símbolo da raça e do povo gaúcho que faz com que nossa história seja conhecida no Brasil e no mundo”, disse Eliseu.

Para evitar novas ações de vândalos, o novo laço foi confeccionado em aço e revestido pela técnica da pátina, dando a característica de cobre. Conforme a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural (Comphac), Rita Chang, a utilização de um material mais resistente e menos valioso que o metal original ajudará a evitar furtos. “O laço não tem valor comercial, só afetivo e artístico”, explicou Rita. Composto por 14 braças, presilhas e redilhas, o laço original do monumento já havia sido furtado outras vezes.

No final da solenidade, que contou com a execução dos hinos nacional e riograndense, Paixão Côrtes depositou um buquê de flores com as cores do Rio Grande do Sul aos pés do Laçador. “É um símbolo não só de Porto Alegre, mas do Rio Grande do Sul, que contribui para eternizar a identidade do gaúcho. Todos nós temos um pouco do Laçador no coração”, concluiu Côrtes, que também sugeriu algumas adaptações ao laço, realizadas nos últimos dias com supervisão da Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e do Comphac.

Símbolo da cidade - Um dos primeiros monumentos de Porto Alegre em homenagem à figura do gaúcho, a estátua O Laçador foi concebida pelo artista pelotense Antonio Caringi. Inicialmente foi produzida em gesso, para figurar nas comemorações do quarto centenário da fundação da cidade de São Paulo, ficando na entrada do Pavilhão do Rio Grande do Sul, no Parque Ibirapuera.

A estátua de 4,45m de altura e pesando 3,8 toneladas simboliza um laçador e teve como modelo o folclorista Paixão Côrtes. Inaugurada em 1958, a obra permaneceu dando boas-vindas aos visitantes até o dia 11 de março do ano passado, quando foi transferida para o Sítio do Laçador, construído pela prefeitura para viabilizar as obras do Viaduto Leonel Brizola. Em 1991, uma votação popular escolheu o Laçador como símbolo da cidade. Em 2001 a estátua foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural.

Nenhum comentário: