terça-feira, 23 de setembro de 2008

O SÍMBOLO ESTÁ COMPLETO



FOTO: Ivo Gonçalves

O SÍMBOLO ESTÁ COMPLETO

Depois de ter sido furtado no início do ano novo laço do Laçador foi recolocado ontem no monumento

Ao acompanhar a instalação do novo laço do monumento O Laçador, na manhã de ontem, o folclorista Paixão Côrtes suspirou: – É o retorno de um símbolo, o laço. Sem ele, era como o Pelé jogando futebol de tênis.

Similar ao original inaugurado em 1958, o acessório foi confeccionado em aço com pátina imitando o bronze. O artifício é uma tentativa de desestimular os recorrentes furtos da peça. O desaparecimento do objeto foi percebido no início do ano.

Desde então, o laço havia sido substituído por uma corda de aço pendurada por funcionários do consórcio Pelotense - Cidade, que está construindo o Viaduto Leonel Brizola.

– Foi um gesto de carinho com O Laçador, para que a estátua não ficasse sem o laço – avaliou a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural, Rita Chang, responsável pela confecção.

O novo laço foi refeito pelo fundidor Altair Clementel, com base em documentos e fotos da época na qual Paixão Côrtes serviu de modelo ao escultor pelotense Antonio Caringi. Côrtes destacou que o trabalho atual foi fiel a detalhes da obra original, ao observar aspectos como presilha, argola, rodilha e armada.

Durante a soldadura, a equipe responsável pelo trabalho teve cuidado para não deixar marcas no restante da estátua e evitar a mobilidade do laço, o que, com o tempo, poderia deixá-lo vulnerável. Ontem à tarde, o novo laço foi inaugurado. Antes de ser exposto, foi coberto por um pano com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul: verde, vermelho e amarelo.

Na manhã de quinta-feira, o Sítio do Laçador será palco de uma nova solenidade. A empresa francesa Leroy Merlin e a prefeitura de Porto Alegre formalizarão convênio para a manutenção e a conservação do local que abriga o símbolo oficial da Capital.

– É uma semana de boas notícias para O Laçador – comemorou Rita.

O convênio não estabelece o repasse de valor mensal ou anual à prefeitura. Segundo o secretário em exercício da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Luiz Alberto Carvalho Júnior, a empresa se comprometerá com a conservação de bancos, lixeiras, pintura. Nos meses de verão, deve aparar a grama a cada 15 dias e no restante do ano, a cada 30 dias.

Em troca da adoção da área, a Leroy Merlin, empresa do varejo da construção que pretende se instalar no Estado, poderá colocar uma placa com sua marca no local.

FONTE: ZH

Nenhum comentário: