sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Presidente do IGTF lança livro sobre História do Rio Grande do Sul

O presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Manoelito Savaris, autografa, no dia 04 de novembro, às 19h, na Livraria Cultura, a obra “Rio Grande do Sul: História e Identidade”. O livro, de 224 páginas, é o resultado de décadas de estudo e vivência tradicionalista e inicia com a descrição de uma série de conceitos fundamentais para o entendimento do tradicionalismo e suas distinções de nativismo e gauchismo. Os segundo e terceiro capítulos relatam momentos importantes da história do Rio Grande do Sul e do Movimento Tradicionalista Gaúcho organizado. O último capítulo apresenta alguns nomes importantes para a construção da história do Estado.

O trabalho tenta mostrar como o avanço tecnológico, o crescimento das comunicações e o surgimento de fenômenos como a globalização, não foram capazes de alterar a essência da identidade regional gaúcha, fortemente defendida pelos CTG’s.

Aposentado no posto de Tenente Coronel da Brigada Militar, Manoelito Savaris iniciou sua vida tradicionalista como patrão do Centro de Tradições Gaúchas Heróis Farroupilhas e Campo dos Bugres, em Caxias do Sul. Foi Coordenador da 25ª Região Tradicionalista e presidente do MTG por cinco gestões, de 2001 a 2003 e de 2005 a 2006 e desde o ano passado, preside o IGTF.

O que: Lançamento do livro “Rio Grande do Sul – História e Identidade”, de Manoelito Savaris

Quando: 04 de novembro

Horário: 19 horas

Onde: Livraria Cultura – Bourbon Shopping Country




Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial

Nenhum comentário: