domingo, 16 de novembro de 2008

CTG Gildo de Freitas é o vencedor do Enart 2008



Fonte: GAZETA DO SUL Editor: Maria Rosilane rose@gazetadosul.com.br



TRADICIONALISMO > ENCONTRO NOVAMENTE ENCANTOU PELA BELEZA DAS APRESENTAÇÕES DE DANÇA, CANTO E MÚSICA

A cada ano as danças finalistas do Encontro de Artes e Tradição (Enart) são ainda mais bonitas. A escolha do grande vencedor é tarefa difícil para os jurados, pois, aos olhos dos leigos, tudo parece perfeito, nenhum passo em falso, nenhum traje desalinhado, todos os dançarinos em perfeita harmonia e no tempo certo. Mas os especialistas ficam atentos e apontam os campeões. E na edição de 2008, a invernada do CTG Gildo de Freitas, de Porto Alegre, 1ª Região Tradicionalista (RT) foi a grande campeã na modalidade danças.

Esta é a primeira vez que o CTG Gildo de Freitas sagra-se campeão do Enart. Na história do encontro, a entidade havia ficado entre os primeiros colocados apenas em 2003, quando obteve o terceiro lugar na classificação geral. Para a apresentação campeã deste ano, o CTG Gildo de Freitas realizou representações sobre a Revolução Farroupilha, com referências e personagens como Anita Garibaldi e os heróis da guerra. A lista completa dos vencedores em todas as modalidades está no boxe.

Segundo a organização do evento, a expectativa de público de 50 mil pessoas foi atingida. Foram três dias de disputa, reunindo mais de 2 mil competidores de 156 entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul, em 22 modalidades.

A invernada do CTG Caiboaté, de Guaíba, apresentou na solenidade de encerramento as cinco novas modalidades, que passam a integrar o regulamento a partir de 2009. São elas: valsa do passeio, valsa da mão trocada, mazurca marcada, mazurca galopeada e xote sete passos. Para a próxima edição, também já está confirmada a inclusão da Força B, que levará mais 20 grupos para a categoria Danças Tradicionais.

Como já é tradição, o evento movimenta a cidade. Além dos hotéis lotados, 2.080 barracas foram montadas no parque, totalizando mais de 10 mil pessoas acampadas. O Enart também recebeu excursões de outros estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para a próxima edição já estão sendo estudadas melhorias. Além do aumento das categorias, que passarão de 22 para 27, outras mudanças estão sendo avaliadas. Uma delas é na infra-estrutura, que deverá receber um lonão para as apresentações das danças da Força B.

Nenhum comentário: