sábado, 20 de dezembro de 2008

A MAIOR CAVALGADA DO MUNDO

O intrépido cavalheiro

A recepção em Passo Fundo mostrando a hospitalidade gaúcha




CAVALGANDO PELA AMÉRICA

25 MIL KM - 4 ANOS


Thor Lindemeier, nascido em Kiel (norte da Alemanha), 41 anos, mergulhador das Forças Especiais da Alemanha se propôs a um fato inédito : cruzar a América Latina a cavalo.
Saiu de Montevidéu em 23 de outubro de 2008 e espera cumprir o trajeto de aproximadamente 25 mil Km em 4 ou 5 anos.
Apesar de cavalgar a somente 2 anos e meio, já realizou cavalgadas pelos Andes e demais países da América.
Com formação militar, falando 6 idiomas - Alemão, Francês, Inglês, Espanhol, Português e Catalão, com boa preparação física e mental, organizado e determinado, se deslocou a Montevidéu, onde adquiriu duas éguas (Samba e Chispa) crioulas de 8 e 9 anos com as que pretende fazer esta travessia histórica e inédita com os mesmos animais se possível.
Percorrendo entre 30 e 40 km por dia, ele substitui a cada dia, o cavalo de encilha e o de apoio que vem a cabresto com o material necessário, como roupa e barranca como prevenção para um pernoite em local onde não consegue arranchamento.
Registrando todos os momentos importantes, tem como objetivo mostrar as belezas do interior do Brasil e outros países e demonstrar a rusticidade do cavalo crioulo, material este que pretende apresentar na TV alemã.
Segundo Thor "Os europeus, quando houvem falar do Brasil, pensam em Rio de Janeiro, Salvador e praias. Mas o país é muito mais e é isso que eu quero mostrar" declarou num portunhol carregado de sotaque alemão.
Chegou em Passo Fundo, as 11 horas do dia 17 de dezembro escoltado pelo Patrão Carlos e mais 6 companheiros do CTG Essência Nativa de Ibirapuitã. Após o almoço, servido no sítio Olho Dágua do tradicionalista Josemar Sgorla, secretário do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo, vai tirar o restante do dia para dar tempo aos animais se recuperarem e aproveitar para descansar e ligar para sua mãe na Alemanha que está de aniversário.
O itinerário no Brasil inclui o interior, saindo de Passo Fundo (dia 19/dez/2008) com direção a Água Santa, Ibiaçá, Santo Expedito do Sul, Pinhais da Serra e Anita Garibaldi (aqui provavelmente vai precisar fazer exame de anemia dos animais).
As próximas cidade a serem visitadas será Vargem, Monte Carlo, Friburgo, Lebon Regis, São Sebastião do Sul, Timbó Grande, Pinheiros, Bela Vista do Toldo, Canoinhas e Três Barras. Em alguma destas cidades vai precisar dar um descanso para os animais e para sí próprio.
No Estado do Paraná, entra por Lajeado e após São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Palmeira. Deste ponto, vai definir qual o melhor trajeto para chegar em Ouro Preto e Mariana em Minas Gerais, de onde irá se deslocar até o Pará, Amazonas e após Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e terminando a epopéia em Montevidéu no Uruguai, de onde partiu.
Em entrevista à imprensa de Passo Fundo, declarou que está impressionado com as belezas das regiões onde passou e principalmente com a hospitalidade do povo gaúcho e que já se considerando um gaúcho.
Isto nos leva a formar uma corrente de apoio, facilitando a passagem deste aventureiro por nossas plagas e desejando sucesso na empreitada.
Pedimos a gentileza de divulgar a seus contatos o itinerário e as pessoas que desejarem recebe-lo nas cidade mencionadas poderão entrar em contato com :

Hilton Araldi
hiltonaraldi@gmail.com
54 3045 6411
fonte: Chasque Pampeano

Um comentário:

milton pissetti disse...

Uma grande aventura. Coragem, muita garra e força, talvez por isso fossem escolhidas o crioulo. Acho que a abccc deveria dar mais atenção e esta epopéia, pois o alemão Thor está apostando na raça crioula e mostrara para Europa o grande cavalo que é o crioulo.