terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Tese de Barbosa Lessa será tema de Congresso Tradicionalista

A tese “O Sentido e o Valor do Tradicionalismo”, escrita por Barbosa Lessa, será tema do 56° Congresso Tradicionalista, que acontece em Canguçu, de 9 a 11 de janeiro. Primeira atividade do calendário de eventos do MTG, o Congresso tem como objetivo promover a eleição da nova diretoria do Movimento, além de escolher a cidade sede do Acendimento da Chama Crioula para 2009, definir as localidades para realização das etapas interregionais do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, entre outras deliberações.

Na disputa, em chapa única, concorre a gestão “Orgulho de Ser Gaúcho: Ano 5”, liderada pelo atual presidente, Oscar Fernande Gress. O evento irá analisar ainda outras 10 propostas enviadas por tradicionalistas. O voto é concedido a todos os CTG’s, que estiverem com a situação regularizada com a entidade.

A mesa diretiva do evento será formada pelo presidente do IGTF, Manoelito Carlos Savaris, como presidente do Congresso, o coordenador da 12ª Região Tradicionalista, Moisés Almeida, será o 1° vice-presidente e Paulo Roberto Fraga Cirne foi nomeado secretário-geral.

A tese de Barbosa Lessa

Aprovada em 1954, no 1° Congresso Tradicionalista, em Santa Maria, a tese de Lessa já apontava para possíveis causas da desintegração vivida pela nossa sociedade, sobre a necessidade de atenção às novas gerações e a assistência ao homem do campo, figura central do tradicionalismo. Em um trecho, Lessa utiliza uma citação do sanitarista Belizário Penna para salientar essa preocupação. “O Brasil é o país onde mais se fala em valorização. Valorização do café brasileiro, do dinheiro brasileiro, do algodão brasileiro, do boi brasileiro. Somente não se pensa na mais urgente e importante valorização – a do homem brasileiro – a qual por si só, estaria conduzindo a todas as outras”.

O que: 56° Congresso Tradicionalista
Quando: 09 a 11 de Janeiro de 2009
Informações: 3223.5194

Felipe Basso
EMC Comunicação Empresarial - MTG

Nenhum comentário: