quinta-feira, 28 de maio de 2009

Estado lança livro Prendas Gaúchas - 39 anos em Alvorada


A Coordenadoria Estadual da Mulher, ligada ao Gabinete da Governadora, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), promove nesta quinta-feira (28), no CTG Amaranto Pereira, em Alvorada, o lançamento do livro Prendas Gaúchas - 39 Anos. A cerimônia será às 20h. A obra conta a história dos concursos de escolhas das prendas gaúchas, enfatizando a evolução estrutural e organizacional, bem como as finalidades e os quesitos avaliados.

Um capítulo do livro é dedicado às prendas que deixaram seus nomes registrados na história do tradicionalismo, com fotos ilustrativas desde a Mais Linda Prenda do Rio Grande do Sul, até a anfitriã desta edição do Concurso, Gabrielli da Silva Pio (1ª Prenda Adulta do estado de 2008). Os textos são de Paulo Roberto de Fraga Cirne e Mariana Mallmann. A pesquisa foi feita por Bibiana Bortoluzzi, Cynthia Paim Barcelos e Margarete Boeira Paim.

Segundo os organizadores, a obra quer destacar o papel desempenhado pelas mulheres na perpetuação das tradições gaúchas. Em setembro de 2008, o governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher, homenageou as atuais Prendas Estaduais com o Troféu RS Mulher Farroupilha, entregue no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. Receberam a distinção outras cinco mulheres indicadas pelo MTG , Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e Comissão Gaúcha de Folclore. No local haverá um posto de coleta da Campanha do Agasalho 2009 e a exposição itinerante RS Mulher.


CEM-IMPRENSA

Nenhum comentário: