quarta-feira, 13 de maio de 2009

SÃO LORENÇO DO SUL É SEDE DO ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA EM 2009

São Lourenço do Sul é sede do Acendimento da Chama Crioula em 2009


São Lourenço do Sul, município repleto de belezas naturais e cenários históricos, terá um ano cheio de compromissos.

A localidade, de população predominantemente alemã-pomerana, será sede do Acendimento da Chama Crioula em 2009. A escolha foi anunciada durante a realização do 56º Congresso Tradicionalista, que ocorreu entre os dias 9 e 11 de janeiro, em Canguçu.

Com o tema "Os Heróis Farroupilhas e as suas Façanhas" o Acendimento da Chama Crioula está previsto para o dia 15 de agosto de 2009.

Mas já em dezembro de 2007 São Lourenço do Sul começou a lutar por esta oportunidade. Desde então, por meio de eventos estaduais, o Município mostrou ao Rio Grande do Sul o que dispõe para este evento, com muito planejamento, vontade e mobilização. E na primeira tentativa saiu vitorioso.

O Acendimento da Chama Crioula foi uma conquista coordenada pelo CTG Sepé Tiaraju e pela Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

O secretário da pasta, Zelmute Oliveira, conta que o Acendimento da Chama Crioula significa uma conquista muito valiosa do ponto de vista do fortalecimento cultural do povo, do município e de toda a 16ª região tradicionalista. "É um posicionamento absolutamente competitivo do nosso Município em buscar oportunidades que venham para São Lourenço do Sul para que possamos, através delas, demonstrar todas as potencialidades culturais, econômicas e produtivas aqui da terra de todas as paisagens", disse.

Para a tradicionalista Renita Stieler, da organização do evento, a conquista significa marcar o nome do Município na história do tradicionalismo. "Pretendemos fazer este evento buscando resgate histórico, por meio de muita pesquisa, de muito empenho. Queremos fazer um evento diferenciado do que foi feito nos últimos anos", conta.

São Lourenço do Sul já está recebendo pessoas de diversos lugares que vêm conhecer a Fazenda do Sobrado, onde acontecerá a cerimônia do acendimetno, e a infra-estrutura. Essas visitações estão fortalecendo os roteiros turísticos Caminho Farroupilha e Camino Del Gaucho, que destacam a cultura nativista.

Já o parque do Sindicato Rural de São Lourenço do Sul será um local de concentração das 30 regiões tradicionalistas que devem visitar e levar de São Lourenço do Sul uma centelha da Chama Crioula até seus municípios. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria do Turismo, Indústria e Comércio, pelo telefone (53) 3251-4533, pelo e-mail eventos@saolourencodosul.rs.gov.br, ou no site www.saolourencodosul.rs.gov.br.

Fonte: Nativismo e Coxixo

Nenhum comentário: