quarta-feira, 22 de julho de 2009

São Lourenço do Sul apresenta o Acendimento da Chama Crioula 2009

São Lourenço do Sul apresenta o Acendimento da Chama Crioula 2009


Nesta quarta-feira (22), ao meio-dia, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, São Lourenço do Sul apresentará à Imprensa e a convidados uma prévia do que será a cerimônia do Acendimento da Chama Crioula em 2009. Está confirmada a presença da governadora Yeda Crusius; do secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Heitor Gularte; da secretária da Cultura, Mônica Leal; do prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes, entre outras autoridades.

Na oportunidade, São Lourenço do Sul mostrará aos convidados um pouco de sua cultura e gastronomia: o roteiro turístico Caminho Pomerano e a degustação de produtos como queijo colonial, linguiça, cucas, chimia e schnaps (cachaça). No almoço será servido o Caldo Lourenciano. Haverá a apresentação do cantor Kinhinho Dorneles e a recepção dos convidados com trajes típicos será realizada pelo Núcleo de Artes Piratinenses (NAP).

O ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA 2009 - Depois de trabalhar durante dois anos na busca para sediar um dos mais significativos eventos da Semana Farroupilha, o Acendimento da Chama Crioula, o Município desenvolve uma grande programação e busca parceiros para a realização de um evento marcante. A Secretaria do Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC) vem realizando semanalmente reuniões com grande grupo de entidades que estão colaborando na preparação da atividade.

O palco principal do evento será a Fazenda do Sobrado, referência histórica na Revolução Farroupilha (1835-1845). O ator Werner Schünemann, gaúcho que teve papel destacado na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, exibida pela Rede Globo em 2003, será uma das atrações da encenação que acontecerá no dia 22 de agosto. O secretário da SMTIC, Zelmute Oliveira, diz que a Prefeitura está empenhada em realizar algo de muito significado, fiel a importância desse ato à cultura do gaúcho. “Estamos buscando parceiros, tanto governamentais como empresas que possam nos apoiar nesta ação que será de São Lourenço do Sul e de toda a região da Costa Doce.” Mais informações podem ser obtidas nos sites www.saolourencodosul.rs.gov.br, www.costadoce.com.br ou pelo telefone (53) 3251-9519.


AGENDA

22 de julho – 12h – Lançamento do Acendimento da Chama Crioula 2009 - Galpão Crioulo do Palácio Piratini (Porto Alegre)

10 a 12 de agosto - Exposição Fotográfica no Sarau Artístico

Cultural - Assembléia Legislativa (Porto Alegre)

20 de agosto – Recepção, credenciamento e acampamento - Parque do Sindicato Rural (São Lourenço do Sul)

21 de agosto - 15h - Painel de Resgate Histórico com Regina Simões e Jairo Scholl - “São Lourenço do Sul e a Revolução Farroupilha”

22 de agosto - 10h - Solenidade de Acendimento da 62ª Chama Crioula na Fazenda do Sobrado; 12h30 - Translado e desfile da Chama Crioula com as Delegações Campeiras; 13h - Chegada da Chama Crioula ao CTG Sepé Tiaraju e Inauguração de monumento alusivo ao evento.

__________________________________________________________

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

COMUNICAR BRASIL

Fone: (51) 3023-6370

Rua Washington Luiz, 500, conjunto 703 - Centro - Porto Alegre/RS

CEP 90010-460

Jornalista Charles Furtado Vilela (MTB 9780)

E-mail: charles.vilela@comunicarbrasil.com.br

Nenhum comentário: