terça-feira, 25 de agosto de 2009

ENART aumenta a participação de grupos de dança

ENART aumenta a participação de grupos de dança

Nova modalidade de Danças Tradicionais facilitará o acesso de grupos menores
O Movimento Tradicionalista Gaúcho promove amanhã (26) o lançamento da 24ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, serão apresentadas as novidades do festival, como a inclusão da modalidade de Danças Tradicionais – Força B, a ampliação da infraestrutura do evento e a comemoração dos 10 anos da Mostra Folclórica.

A criação da modalidade Danças Tradicionais – Força B foi realizada durante a Convenção Tradicionalista de 2008, em Erechim. A proposta é estimular a participação de grupos principiantes, resgatando a formatação original do ENART. A nova modalidade seguirá os mesmos requisitos da categoria atual, diferindo-se em relação à liberação de avaliação musical e no número de pares de dançarinos, sendo seis o mínimo exigido.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora, Armando Gewher, a infraestrutrura também receberá remodelações, com a ampliação do espaço para acampamento, instalação de banheiros ecológicos e instalação de novos palcos. Em 2008, o Enart alcançou público superior a 50 mil pessoas, além de aproximadamente 5 mil acampados.

A Mostra Folclórica, em que peões e prendas apresentam trabalhos de pesquisa em artesanato e folclore, completa 10 anos em 2009. A Comissão Organizadora estuda a viabilidade de lançar um pequeno livreto comemorativo.
Fases interregionais e final

O Enart é estruturado em quatro fases interregionais, que ocorrem entre agosto e outubro, e a fase final, em Santa Cruz do Sul, em novembro. Cada interregional classifica os oito primeiros para a finalíssima, que ocorrerá de 14 a 16 de novembro. Nova Petrópolis sediou a primeira etapa no último final de semana. Marau (26 e 27 de setembro), Cachoeira do Sul (10 e 11 de outubro) e Santa Maria (17 e 18 de outubro) são as próximas.

Modalidades:

Danças Tradicionais

Danças de Salão

Chula

Gaita Piano

Gaita de botão até 8 baixos

Gaita de botão mais de 8 baixos

Gaita de boca

Bandoneon

Violino ou Rabeca

Violão

Viola

Conjunto Instrumental

Conjunto Vocal

Intérprete Solista Vocal Masculino

Intérprete Solista Vocal Feminino

Trova Campeira (mi maior)

Trova de Martelo

Trova Estilo Gildo de Freitas

Declamação Masculina

Declamação Feminina

Pajada

Causo



Felipe Basso

EMC - MTG

Nenhum comentário: