quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Governo entregará Troféu RS Mulher Farroupilha no dia 18 de setembro


O Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual da Mulher, ligada ao Gabinete da Governadora, entregará no dia 18 de setembro, às 19h, o “Troféu RS Mulher Farroupilha”, em solenidade que acontecerá no Palco Central do Parque da Harmonia. O evento faz parte do Calendário Oficial da Semana farroupilha 2009 e a distinção será dada a nove prendas estaduais e mais cinco mulheres indicadas por instituições , com importante atuação no cenário cultural do Rio Grande de Sul. Em sua segunda edição, o Troféu Rs Mulher Farroupilha foi criada pela Governadora Yeda Crusius, através do Decreto Lei 45.841, de 29 de agosto de 2008, e tem como objetivo valorizar as mulheres que desenvolvem trabalhos culturais na música, no folclore e nas artes dentro do tradicionalismo e nativismo junto à sociedade gaúcha.

Receberão o Troféu RS Mulher Farroupilha as seguintes agraciadas:

PRENDAS ESTADUAIS (Gestão 2009/2010) - Categoria Adulta: 1ª Prenda Cristiane Greiwe Bortoluzzi (AT Estância do Minuano - Santa Maria - 13ª RT), 2ª Prenda Juliana Garcia Rodrigues (CTG Negrinho do Pastoreio - Piratini - 21ª RT) e 3ª Prenda Maria Carolina Serpa de Oliveira (CN Boitatá - São Borja - 3ª RT); Categoria Juvenil - 1ª Prenda Andrissa Righi Seixas (CTG Sincero Lemes - Vila Nova do Sul - 13ª RT), 2ª Prenda Carolina Machado Eléguida (CTG Essência da Tradição - Novo Hamburgo - 30ª RT) e 3ª Prenda Kelem Freitas Duarte (CTG Vaqueanos da Fronteira - Alegrete - 4ª RT); Categoria Mirim - 1ª Prenda Lydia de Moura Azevedo (CTG Tarumã - São Gabriel - 18ª RT), 2ª Prenda (Amália Pletsch - CTG Gaudério Serrano - Bento Gonçalves - 11ª RT) e 3ª Prenda Mylena Munaro Bruschi (CTG Sinuelo dos Ervais - Gaurama - 19ª RT).


E às cinco mulheres indicadas pelos Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Comissão Gaúcha de Folclore e Coordenadoria Estadual da Mulher ( CEM):


Elma Sant´Ana - Nasceu na cidade de Triunfo. Casada com o jornalista dinamarquês Peter Damborg é Historiadora, Geógrafa e Pós-graduada em Ecologia Humana e Folclore. Em diversos países tem apresentado estudos sobre a cultura gaúcha e brasileira. Freqüentemente tem proferido palestras nos CTGs sobre a história e costumes do Rio Grande do Sul. É autora de 17 livros publicados nas áreas da pesquisa, folclore, história, biografia, poesia, entre eles Menotti - O filho gaúcho de Anita e Garibaldi, Cartas dos Mucker, As parteiras, etc. Foi Secretária de Turismo do Município de Mostardas (1997), Assessora Cultural de Capivari do Sul (1999-2000), e de Igrejinha (2001). Tem sido Jurada de vários festivais de música nativista, além de assídua participante em programas de rádio e tevê.Lançou recentemente o livro:A Mulher na Guerra dos Farrapos.

Marlene Pastro Hülsberg - Natural de Porto Alegre, cantora, compositora e instrumentista, com mais de 80 obras registradas, universalizou a música riograndense com a “MISSA NATIVA”, escrita com seu marido, o maestro alemão ALFRED HÜLSBERG. Responsável pela fusão musical do regionalismo com o erudito, foi a 1ª cantora nativista a apresentar-se com Orquestra Sinfônica (OSPA). Ao compor com ALCY CHEUICHE as músicas “Meus Sete Filhos Varões” e “Anita Garibaldi” em 1985, resgatou no palco a Memória das Mulheres Farrapas e da “Heroína dos dois Mundos”. Em fevereiro de 2009, venceu com o 1º lugar o tema “Lei Maria da Penha”, a 1ª edição do “RS Mulher em Canto (realizado em IMBÉ/RS pela Coordenadoria Estadual da Mulher) com a música “Grito de Maria”, em parceria com Vera Lúcia Pastro e o consagrado folclorista Antônio Augusto Fagundes.

Ilva Maria Borba Goulart - Nasceu em 24 de agosto de 1954 em Alegrete. Formada em História pela URCAMP (Campus Universitário de Alegrete- FAFIAL). Foi Diretora Municipal de Cultura de Alegrete, Presidente da USMA (União dos Servidores Municipais de Alegrete); Foi 1ª Prenda do CTG Quero-1979-1980; 1ª Prenda da 4ª Região Tradicionalista; Patroa e Fundadora do Grupo Nativista Ibirapuitã (1982); Avaliadora do Concurso Estadual de Prendas e Peões; Avaliadora de Indumentária no ENART (Encontro de Arte e Tradição); Conselheira do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) e Coordenadora da 4ª Região Tradicionalista – Gestão 2007 – 2008 e 2009.

Laureci Catarina Martins Gulart. Nasceu em Santa Maria em 6 de dezembro de 1945. Formada em Magistério, Pedagogia, Matemática e Pós Graduada em Lazer e Recreação, é professora desde 1963. Atualmente está na Secretaria de Estado da Educação. Primeiro lugar em CONTO no ENART 2002, é Diretora de Cursos da 1ª RT. Vice-Presidente de Cultura do MTG 2005 e 2006 está no Conselho Estadual de Cultura (suplente) 2006 e atua como Secretária da Comissão Gaúcha de Folclore e da AATF, Diretora Cultural do CTG Vaqueanos da Tradição e foi Homenageada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre em 2008.



Neusa Marli Bonna Secchi - Natural de Passo Fundo.É graduada em Estudos Sociais e História, pela Universidade de Passo Fundo e Pós-Graduação em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina de Porto Alegre. Foi assistente Técnica da Unidade de Pesquisa, Supervisão e Orientação Educacional, na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS (1977 a 1983). Professora de História, vice-diretora e diretora da Escola Estadual de Primeiro Grau Professores Langendonck (Porto Alegre). Elaborou e Implantou o Projeto Tradição e Folclore na Escola em 1995 no município de Porto Alegre. Realizou o Projeto Semana Farroupilha (1994 a 1998) no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e fez a coordenação geral da Ciranda Escolar na SEMANA FARROUPILHA, em Porto Alegre, no Parque Harmonia de 2004 a 2008. Assessora Técnica da FUNDAÇÃO CULTURAL GAÚCHA, em Porto Alegre, RS é Secretária Geral do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e foi avaliadora de Concursos Internos, Concursos Regionais e Concursos Estaduais de Prendas e Peões no RS.

CEM-IMPRENSA

Coordenadoria Estadual da Mulher do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: