sexta-feira, 7 de agosto de 2009

IGTF lança "Os Farroupilhas e suas façanhas"


IGTF lança "Os Farroupilhas e suas façanhas"

O lançamento dos Festejos Farroupilhas, no dia 6 de agosto, às 10h30min, também será marcado pela entrega do livro “Os Farroupilhas e Suas Façanhas”, inspirado no temário de 2009. Produzida pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), a obra é composta por nove capítulos, divididos nos principais atos do Decênio Heróico. São eles: invasão de Porto Alegre, proclamação da República Rio-Grandense, fuga de Bento Gonçalves do Forte do Mar, tomada de Rio Pardo, formação da Marinha Farroupilha, proclamação da República Catarinen-se, estruturação da República Rio-Grandense, Assembleia Constituinte e a Paz de Ponche Verde.

Ao longo do ano, a pesquisa do livro foi produzida pelos colaboradores do IGTF e da Fundação Cultural Gaúcha do MTG. Além dos textos, a obra apresenta imagens representativas do período farroupilha e desenhos do artista Elmar da Rosa. A iniciativa tem o objetivo de valorizar e destacar um importante período da história gaúcha.

No ano passado, depois de 23 anos sem produções, o Instituto organizou o livro com o temário de 2008, “Nossos símbolos: nosso orgulho”, contando a origem, o significados e a utilização dos símbolos oficiais, eco-lógicos e representativos para o Estado.

Postado por Felipe Basso

Nenhum comentário: