quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Livro será distribuído para os Piquetes do Acampamento Farroupilha




O Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore irá entregar gratuitamente um exemplar do livro “Os Farroupilhas e suas façanhas” para cada piquete do Acampamento Farroupilha 2009. A ação pretende colaborar com a divulgação do tema anual e ajudar os acampados na elaboração de projetos culturais, exigência da Comissão Organizadora para recebimento do alvará.

Dividida em nove capítulos, a obra conta os principais atos do Decênio Heróico. São eles: invasão de Porto Alegre, proclamação da República Rio-Grandense, fuga de Bento Gonçalves do Forte do Mar, tomada de Rio Pardo, formação da Marinha Farroupilha, proclamação da República Catarinense, estruturação da República Rio-Grandense, Assembleia Constituinte e a Paz de Ponche Verde.

Ao longo do ano, a pesquisa do livro foi produzida pelos colaboradores do IGTF e da Fundação Cultural Gaúcha, do MTG. Além dos textos, a obra apresenta imagens representativas do período farroupilha e desenhos do artista Elmar da Rosa. A iniciativa tem o objetivo de valorizar e destacar um importante período da história gaúcha.

No ano passado, depois de 23 anos sem produções, o Instituto organizou o livro com o temário de 2008, “Nossos símbolos: nosso orgulho”, contando a origem, os significados e a utilização dos símbolos oficiais, ecológicos e representativos para o Estado.

Felipe Basso

EMC- MTG

Nenhum comentário: