sexta-feira, 28 de agosto de 2009

VALORIZE OS SEUS COSTUMES


VALORIZE OS SEUS COSTUMES

Adentramos no mês mais importante para a população nacional. Setembro é mês de várias datas e para o Rio Grande do Sul estas comemorações tornam-se ainda mais intensas. Já no dia 5 temos o Dia do Jovem Tradicionalista, no dia 7 a grande festa pela comemoração da Independência e no dia 20 os festejos no Estado tomam formas magníficas na representação e no culto daquilo que temos de mais importante.
Porém em meio a tantas festas e comemorações na nossa Semana Farroupilha, não podemos esquecer em nenhum momento os valores dos nossos bens, a Carta de Princípios, as Teses, os documentos que norteiam o nosso tradicionalismo, não podemos deixar de forma alguma que venham a ferir a imagem do povo gaúcho. É importante que a população saiba quem é o tradicionalista e o porquê de tanto amor e devoção a estes costumes, é importante nos mantermos conscientes do valor daqueles que deram os primeiros passos para que hoje possamos estar lendo este jornal. O Grupo dos 8, que 100 anos após findar a guerra daqueles que neste ano homenageamos, deu o primeiro passo rumo ao desconhecido e chegou aonde jamais poderia imaginar.
Sabendo da importância de uma boa representação aonde quer que estejamos, neste momento minha preocupação é com os Peões e Guris de cada Região Tradicionalista, vocês têm um papel muito importante nesse meio aonde convivem, não se abalem por pouca coisa, não tenham vergonha da bombacha, do mate, não tenham medo de mostrar aos outros o que é ser gaucho, lembrem-se que dentro de poucos meses vocês estarão em Tramandaí para concorrerem aos títulos estaduais.
É por este motivo que aproveito este espaço pra deixar aqui as minhas primeiras dicas sobre o concurso. Todas as provas têm a mesma importância, porém é fato que as maiores dificuldades estão nas provas campeiras, então aqui vão às dicas:

 Não deixe pra escolher a sua prova a cavalo ou a pé no momento da inscrição;

 Escolha a sua prova não por ser a mais fácil ou a que os outros irão fazer, escolha a SUA prova porque você vai ter firmeza na hora de executá-la;

 Não tenha medo de escolher uma prova que normalmente não se vê ninguém fazendo no concurso;

Eu escolhi a prova FERRAR para fazer em Camaquã, e aconselho você a fazer essa prova desde que você tenha como praticar e seja dedicado aos estudos sobre cavalos.

Que neste mês de setembro tenhamos muitos motivos pra comemorar e comer muita carne gorda, que tenhamos realmente orgulho daquilo que fizemos e daqueles que somos.

FONTE: PEÃO FARROUPILHA RS Maickel martins

Nenhum comentário: