sábado, 19 de setembro de 2009

espetáculo inédito que celebra as façanhas farroupinhas

Foto Itamar Aguiar Palácio Piratini

Na abertura da apresentação Os Farroupilhas e suas Façanhas, neste sábado, na avenida Beira-Rio, em Porto Alegre, a governadora Yeda Crusius manifestou-se feliz e orgulhosa com a magnitude do espetáculo de porte internacional, resultado do trabalho de um ano inteiro. Destacou o ineditismo do evento, "resultado de um amadurecimento entre tradicionalistas, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, IGTF, Secretarias da Cultura e Turismo e, MTG e de todos os gaúchos, com apoio de parceiros importantes que permitiram esse momento", afirmou. Ao final do evento, ao ter seu nome citado pelo cerimonial do evento, Yeda foi saudada por aplausos do público presente.
Acompanhada de secretários de Estado, tradicionalistas e do vice-prefeito, José Fortunatti, Yeda ressaltou que o tema que está sendo apresentado nesta noite, se reproduz em todos os municípios gaúchos. "Entre população, prefeitos, vereadores, deputados e senadores, assim como em Porto Alegre, onde fazem a ronda do dia 20 de setembro", destacou.

O espetáculo que abriu com a Dança das Bandeiras, conta a saga farrapa, retratando nove episódios marcantes da mais longa revolução travada em solo brasileiro - de 1835 a 1845. Durante 90 minutos, cerca de 900 tradicionalistas de CTGs de Porto Alegre e da Grande Porto Alegre encenam os principais momentos da epopéia farrapa: a invasão de Porto Alegre, a proclamação da República Rio-Grandense, a fuga de Bento Gonçalves do Forte do Mar, a tomada de Rio Pardo, a travessia dos Lanchões, a República Catarinense, a estruturação da República Rio-Grandense como nação, a formação da Assembleia Constituinte e a Paz de Ponche Verde. A narração será de Elomir Malta, Liliane Cardoso e Luis Afonso, com textos de Paulo Roberto Fraga Cirne.

Os noves carros temáticos - o mais alto medindo 7,5 metros de altura e o mais comprido, 15 metros -, consumiram, entre outros materiais, aproximadamente 3 toneladas de ferro, 500 unidades de compensados de madeira, 200 chapas virola, 10 blocos de isopor e 10 galões de cola de contato. O trabalho envolveu 34 profissionais nos últimos 40 dias.

O espetáculo é promovido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, formada por representantes das secretarias de Turismo, Cultura e Educação, além do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da Brigada Militar (BM).

O governo do Estado financia 35% do custo do evento, com patrocínio de estatais e verba da Secretaria da Cultura. Outros 35% são recursos da iniciativa privada. A Semana Farroupilha 2009 também está inscrita na Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do RS e na Lei Rouanet, do Ministério da Cultura - que incentivam a contribuição financeira de empresas privadas a projetos culturais.

Desfile Cívico-Militar
No domingo (20), também na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, ocorre o Desfile Cívico- Militar, a partir das 9h, com participação da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Logo após, tem início o Desfile Tradicional, com a participação de aproximadamente 2,5 mil cavaleiros.

Nenhum comentário: