quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Livro Histórico terá lançamento e debate aberto ao público

Livro Histórico terá lançamento e debate aberto ao público



O livro “Tentativa de Independência do Estado do Rio Grande do Sul”, de Luigi Nascimbene, considerado o primeiro registro sobre a Revolução Farroupilha, será lançado dia 9 de setembro, às 19h, no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo. Com organização de Mario Rozano e tradução de Elvo Clemente, a obra apresenta em 400 páginas mais de 100 imagens, inclusive algumas inéditas, do período farroupilha, além de relatos do autor, que presenciou e vivenciou inúmeros episódios da mais longa guerra travada em solo brasileiro.

A publicação tem apresentação da Governadora do Estado, Yeda Crusius e textos de especialistas em história do Rio Grande do Sul, como Gunter Axt, Spencer Leitman, Sergio da Costa Franco, além da Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal e do presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Manoelito Savaris.

O lançamento da obra também marca a abertura das inscrições para o debate sobre o livro, que acontecerá dia 16 de setembro, também no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, às 18h. O presidente do IGTF, Manoelito Savaris, coordenará a mesa, que terá participação de convidados do Brasil e Uruguai. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia 9, durante o lançamento, ou entre os dias 10 e 15, na sede do IGTF (Avenida Borges de Medeiros, 1501). Todos os participantes receberão gratuitamente um exemplar do livro.

MTG -Felipe Basso

Nenhum comentário: