sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tradição gaúcha no estado vizinho em Chapecó




Tradição gaúcha no estado vizinho em Chapecó

A 6ª edição da Semana e Acampamento Farroupilha em Chapecó (SC) tem atividades programadas até este domingo, no Mercado Público Regional, e proporciona aos visitantes diferentes conhecimentos sobre a história gaúcha. O público que já esteve no evento, 15 mil pessoas, incluiu a participação de crianças como os gêmeos Lucas e Gabriel Stradiotti. Incentivados pelo pai, Cláudio Stradiotti, de Nonoai, eles já se interessam pelo tradicionalismo. Outro tradicionalista mirim, Endrye Vinicius, 3 anos, aproveitou o fogo de chão no acampamento Recanto dos Pampas para montar a cavalo no brinquedo feito de madeira.
O vice-patrono do Centro de Tradições Gaúchas do Coxilha do Quero-Quero, Edson Oliveira, relata que optou pela tradição gaúcha quando quis apresentá-la ao seu filho. 'Entrei para o CTG há seis anos para levar meu filho Bruno, que está hoje com 13 anos, nas invernadas. Atualmente, sou um dos coordenadores', disse Oliveira, que há dois anos coordena o Quero-Quero e empenhou esforços para evitar que o centro tradicionalista fechasse as portas em momento de dificuldades.
A Rede Integrada de Comunicação (RIC) Record está instalada no evento com um galpão típico para receber os participantes. O diretor regional da RIC Record Chapecó, Marco Salgado, destaca que a cultura é sinônimo de desenvolvimento socioeconômico e de qualidade de vida.
A principal festa gaúcha do município uniu sete CTGs de Chapecó: Vaqueanos do Oeste, Herança Gaúcha, Índio Condá, Coxilha do Quero-quero, Sangue de Farrapos, Os Desbravadores e Recanto dos Tropeiros. O Acampamento Farroupilha tem apoio da Fundação Cultural de Chapecó e a entrada é gratuita. Hoje, às 21h, será realizada apresentação de Cantiga de Verso e Alma.
Ainda em Santa Catarina, em Balneário Camboriú, são promovidas atividades alusivas à Semana Farroupilha até este domingo. O evento é organizado pela Associação Gaúcha em SC (Agasc), que tem 800 associados. Na edição deste ano, o tema é 'Os Farrapos e suas Façanhas'. Amanhã ocorre o desfile de Cavaleiros do Centro de Tradição Gaúcha Independentes da Querência de Itajaí, com saída às 13h.
Fonte! Jornal Correio do Povo de Porto Alegre. Edição do dia 18 de setembro de 2009. Caderno Cidades, por Flávia Werlang - fwerlang@correiodopovo.com.br.

Nenhum comentário: