sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DAVID CANABARRO O GUERRILHEIRO


DAVID CANABARRO O GUERRILHEIRO

J.A. Pinheiro Machado



Por algum tempo, graças a uma intriga do império, David Canabarro foi considerado um traidor farroupilha, que entregou à morte centenas de negros dos Lanceiros Negros e brancos sob seu comando, na Batalha de Porongos. Walter Spalding,Achylles Porto Alegre e Ivo Caggiani, entre outros estudiosos sérios, entretanto, encarregaram-se de desmentir essa versão. Quase ao final da Guerra Farroupilha, na Batalha de Porongos,Canabarro foi enganado por um certo Chico Pedro,oficial do Império, que nunca conseguiu derrotá-lo, e forjou uma suposta carta de Caxias, que

sugeria o suborno de Canabarro. Foi enganado também pelo próprio Caxias, que deslealmente animou o ataque de Porongos, quanto Canabarro desarmava seus bravos para mostrar a disposição de paz. Mas também foi traído pelo seu irresistível espírito mulherengo, que o fez sucumbir à sedução da Papagaia, a encantadora mulher de um farmacêutico, que o encantou na véspera do ataque de Porongos. O general Netto resistiu como pôde aos imperiais, até Canabarro deixar os braços da Papagaia.



Acima da fofoca histórica, porém, ficará de David Canabarro o talento de guerrilheiro. Foi o responsável pela tática que conseguiu prolongar a Revolução dos Farrapos por 10 anos: a guerra de movimento. Desde que Canabarro assumiu o comando das forças farroupilhas, até fins de dezembro de 1844, os revolucionários estiveram sempre em movimento - e muitas vezes em vantagem. Morivalde Calvet Fagundes, citado por Ivo Caggiani, referindo-se a esse período afirma: "Em 16 meses de Canabarro à frente das tropas farroupilhas,a revolução ganhou novo alento,o ardor da vitória de novo morando no coração dos rebeldes. Durante esses 16 meses, houve 21 combates, mais de um combate por mês."

Canabarro pertence a uma estirpe de outros príncipes da história das guerras:o general Desaix, o cacique Cavalo Doido e o líder vietcong Giap. Desaix, "às cinco da tarde, quando tudo parecia perdido para os franceses",à frente de uma brigada improvisada, numa das cargas mais espetaculares da história, virou o jogo na Batalha de Marengo, permitindo que Napoleão Bonaparte, com 28 mil soldados, derrotasse 40 mil austríacos melhor armados. Cavalo Doido, líder do estado-maior Sioux, no combate cruento pelas Black Hills, enfrentou, e esmagou, três divisões do Exército norte-americano comandadas por Custer, Shermann e Crook. E o general Giap tinha combatentes que usavam facões,arco e flecha, machadinhas e artefatos domésticos, quando derrotou a maior

potência militar do planeta.



Canabarro, como esses guerreiros,fez da guerra de movimento o seu trunfo. Nenhum farroupilha, exceto Garibaldi, tinha o seu talento para pensar a guerra como a arte do movimento.

Quanto à sua honradez,é bom lembrar a recusa ao apoio do ditador argentino Rosas que se prontificou a fornecer armas e soldados para os Farrapos derrotarem o Império: "Senhor Rosas: oprimeiro de vossos soldados que cruzar a fronteira, fornecerá o sangue com que assinaremos a paz com os imperiais."



FONTE:

QUINTA-FEIRA, 17 ZERO HORA DE SETEMBRO DE 2009

Nenhum comentário: