quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cavaleiros do Mar são recebidos no Legislativo gaúcho

Comitiva entregou convite da 26ª Cavalgada do Mar a चेरिणी

O presidente da Assembléia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), recebeu na tarde desta quarta-feira (17), na Esplanada do Palácio Farroupilha, os cavaleiros e amazonas que integrarão a 26ª Cavalgada do Mar। O parlamentar foi convidado a participar do evento, que será realizado de 20 a 27 de fevereiro, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul। O convite foi entregue pelo tradicionalista Wilmar Romera, que comanda a cavalgada desde 1989. Os deputados Gilmar Sossella (PDT) e Francisco Pinho (DEM) acompanharam o ato.


Segundo Romera, o movimento começou em 1984, com 36 pessoas, em Palmares do Sul. Em 2009, foram quatro mil cavalarianos e outras duas mil pessoas. “Nesta edição, está prevista a participação de um casal da Itália, além de visitantes de vários pontos do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais”, informou. De acordo com Romera, neste ano, a Cavalgada do Mar irá homenagear as mulheres, resgatando a trajetória de Anita Garibaldi.

O presidente da AL destacou a importância da Cavalgada do Mar na divulgação das tradições gaúchas e garantiu que o Legislativo participará do evento de forma atuante. “Desde os tempos remotos, o cavalo exerce importância na vida do homem, auxiliando em diversas atividades, como na lida campeira e no lazer”, lembrou Cherini, que é autor de várias leis relacionadas ao tradicionalismo, como a que institui o churrasco como “prato típico” e o chimarrão como “bebida símbolo” do Rio Grande do Sul.

Também são de autoria do parlamentar, as leis que declaram integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o Acampamento Farroupilha, que ocorre anualmente no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, e a Expointer, realizada em Esteio, bem como a que declara a Estátua do Laçador integrante do patrimônio histórico e cultural e escultura-símbolo do Estado.

Homenagens
No próximo dia 23, às 20h, Cherini receberá a Comenda Cavaleiros do Mar, em solenidade no Parque de Exposições de Imbé. Entre os que serão agraciados com a distinção, estão a governadora Yeda Crusius, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, João Osório Ferreira Martins, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Leo Lima.

Adriana Davoglio - MTB 7617 Presidência 17:54 - 17/02/2010
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373 Foto: Guerreiro / Ag. AL

Nenhum comentário: