terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cavalgada do Mar já passou por Tramandaí











Participantes enfrentam dificuldades durante o percurso
Crédito: Cristiano Estrela

Os cavalarianos da 26ª Cavalgada do Mar chegaram no final da manhã desta segunda-feira a Tramandaí, após percurso de 26 quilômetros. As pessoas que estavam na beira da praia pararam para observar a extensa fila, formada por 3 mil integrantes. Na praia de Salinas, houve uma parada em um pequeno lago que se formou com a chuva de segunda-feira, para que os cavalos pudessem beber água.

Os integrantes da Cavalgada pernoitaram no Terminal Turístico de Tramandaí, onde foi promovido um baile. Amanhã de manhã, eles seguem em direção a Imbé, onde ficam por dois dias, sendo que a noite desta terça-feira ocorre a festividade de entrega de comendas às autoridades. O evento termina no próximo dia 27, em Torres.

A Cavalgada enfrentou algumas dificuldades no início do percurso, principalmente quando saiu da localidade de Bacopari, em Palmares do Sul, para Dunas Altas. Dois cavalos morreram no trajeto de 40 quilômetros e dez ainda estão em tratamento. De acordo com o veterinário oficial do evento, Alexandre Monteverde, três fatores contribuíram para que isso ocorresse. Em primeiro lugar, salienta ele, a falta de preparo físico dos animais, depois o calor excessivo e, por último a distância percorrida. Estes fatos conjugados deixaram alguns animais com desidratação.

O veterinário lembra que o cavalo é como uma pessoa e precisa estar fisicamente preparado para enfrentar uma marcha como essa. Ele revelou que, atualmente, cerca de 90% dos donos de animais são profissionais liberais, que não têm tempo para exercitar as montarias e isso acaba prejudicando a saúde do animal na hora em que precisa enfrentar uma marcha mais forte, aliado à falta de informação dos proprietários. “Aconselhamos os donos a irem, uns 30 dias antes, fazendo exercícios periódicos com os animais, se for em terreno e condições semelhantes, melhor ainda”, ressaltou Monteverde.“ O cavalo também precisa ter preparo físico para este tipo de maratona, pois muitos estavam acima do peso”.

Fonte: Paulo Tavares/Correio do Povo

Nenhum comentário: