segunda-feira, 10 de maio de 2010

PARALELO SUL


Cantor Rui Biriva, apresentador do programa Paralelo Sul .
Foto: JK MARINHO MUNDO GAÚCHO

Nesta fase da vida tornei-me um gaúcho caseiro. Se foi o tempo dos bailongos largos, das serenatas de acordar estâncias...

De volta ao rancho, depois de socar nos pés umas alpargatas barbudas, após enfiar-me numa bombachita desbotada pelos anos, só meio a cabresto para sair de novo.

Não é desprezo pelos amigos, é alma rancheira mesmo. Fico por ali, engraxando umas cordas, lendo um livro, ou navegando pelas estações gaúchas do rádio e da televisão.

Dentre os programas (bem) produzidos com temáticas sulinas, tem um que procuro assistir sempre: é o Paralelo Sul, da Televisão Educativa, apresentado aos domingos pela manhã e conduzido pelo cantor Rui Biriva.

Gostaria de ter tempo (e dinheiro) para conhecer cada canto deste rincão riograndense. Ver de perto a diversidade cultural que mapeia nossa querência. Como me falta os dois (tempo e dinheiro), fico conhecendo as belezas naturais, o povoamento, as curiosidades desta terra onde nasci, através deste belíssimo periódico televisivo, o Paralelo Sul.

Mas que programa buenacho!

Me gusta muito o Galpão Crioulo, da RBS TV e o Galpão Nativo, da TV E, mas o Paralelo Sul me transporta para as entranhas da minha colonização, do pêlo-duro ao imigrante, do galpão á casa grande.

Como é lindo este meu pago, como é rico meu folclore, como é brava a minha gente. Parabéns, produção do Paralelo Sul, por me mostrar tudo isso, sem que eu precise tirar minhas alpargatas barbudas dos pés.

Postado por Léo Ribeiro

Nenhum comentário: