segunda-feira, 19 de julho de 2010

DUNGA, CONVICÇÃO E ATITUDE

DUNGA, CONVICÇÃO E ATITUDE
Por Jarbas Lima prodefessor de direito

Cultura não é apenas conhecimento. É mais.É compartilhamento de valores sociais, crenças, idéias,costumes, princípios, hábitos e tudo o mais que identifique uma coletividade. Inclui conhecimento, arte, moral,direito. Também se revela nos avanços científicose tecnológicos. A religião e a língua são fatores importantes.
As instituições revelam a identidade cultural no processo civilizatório. É a herança social de um povo, que não se explica pela genética nem pela biologia.
Somos produto da socialização. Frágil e fraco, o homem foi capaz de dominar a natureza. Sem asas, voou. Sem guerlas mergulhou. Adquiriu cultura ! Aquela que identifica um povo. Explica a diferença das visões de mundo. É temerário julgar ou hierarquizar um povo sem conhecer ou respeitar sua cultura. Comportamentos e pensamentos são parâmetros de realidade histórica.
Somos americanos. Somos a gente do novo mundo. Somos muitos povos, muitas culturas de uma mesma América. Somos iguais e diferentes. Fizemos nossos próprios caminhos na mesma " Minha América: minha terra à vista, reino de paz, se um homem só a conquista. Minha mina preciosa, meu império. Feliz de quem penetre o teu mistério " ! ( John Donne). Índios, negros e brancos, somos explicação de um mesmo fenômeno cultural. Somos o ideal de uma mesma eugenia.
Nós, gaúchos-brasileiros, formamos nossa personalidade independente. Somos produto das leis de uma realidade social, com passado, história e evolução, com natureza moral e física distintas, que certamente não nos fazem melhores, mas diferentes. O que pode ser visto como arrogância é respeito a valores.
Consciência. Crenças políticas e religiosas, práticas morais. Apego às convicções.
"Há em nós duas consciências; a da nossa personalidade indidual e a do nosso tipo coletivo, sem as quais a sociedade não existiria " ( Durkheim ). Somos gaúchos com uma só moral, como pessoas ou como cidadãos, na vida privada ou pública, como chefes de família ou como indíviduos, como jogadores ou como técnicos de futebol, nos campos de Ijuí ou nos estádios do mundo. Somos o mesmo e com a mesma moral. Não sabemos representar. Somos. E isto nos basta.
Parabéns Dunga. Você orgulha o Rio Grande. O tempo fará justiça pela integridade dos teus valores. Valores autênticos. Compromisso com respondabilidade e atitude.

Nenhum comentário: