segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CAMPEÕES DO FREIO DE OURO 2010

Pampa de São Pedro, conduzido pelo ginete Lindor Collares, é beneficiado por imprevisto e vence competição parelha entre os machos


Após uma tarde de provas de mangueira, Bayard-Sarmento e paleteada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a grande final do Freio de Ouro 2010 consagrou neste domingo a versatilidade da raça crioula, coroando os campeões da competição. Pampa de São Pedro garantiu o primeiro lugar entre os machos, e Alcalina 441 Maufer foi a fêmea vencedora.

A prova de mangueira, iniciada às 13h, deu início à finalíssima. Última égua a entrar no cercado, Alcalina 441 Maufer foi o destaque, permanecendo na primeira posição geral, com média de 21,729 pontos. Entre os machos, Viragro Rio Tinto manteve a liderança, com 21,072 na média geral.

A competição seguiu com a prova Bayard-Sarmento. Alcalina 441 Maufer obteve pontuação de 19,667 e seguiu na frente, com 21,759 pontos. O destaque ficou com o macho Pampa de São Pedro, que alcançou 18,000, chegando a 21,145 na classificação geral. Com o desempenho, o animal encostou no líder, Viragro Rio Tinto, que obteve 13,300 pontos, atingindo 21,214.

A paleteada fechou o dia de disputas. Alcalina 441 Maufer confirmou o favoritismo e levou o Freio de Ouro. A campeã participou da prova com Oro y Rienda do Infinito, que ganhou o Freio de Prata. Montada pelo ginete Nei Lima, Alcalina 441 Maufer fez 15,000, finalizando o torneio com 21,792. Oro y Rienda do Infinito obteve 15,333 e chegou a 21,021 na classificação geral. O bronze ficou com Herança do Carrachi, com 20,779.

Em 2010, a Cabanha Maufer, proprietária da égua vencedora, alcançou o bicampeonato na competição de fêmeas.

– Uma final dessas vai ficar na história pelo nível dos animais que estavam correndo, sempre peleando, diferenças poucas. Graças a Deus, a gente teve a alegria de vencer essa prova – comemora Lima

A pontuação das fêmeas superou as expectativas dos jurados:

– Me parece que nunca chegou, no Freio de Ouro, uma fêmea com a média tão alta, não pelos jurados, mas porque as éguas mereceram. Elas deram um show aqui na pista – ressaltou o jurado Eduardo Moglia Suñe

Acirrada, a disputa entre os machos terminou de forma surpreendente, consagrando Pampa de São Pedro como campeão do ano. Haragano da Boa Vista garantiu o vice-campeonato. O Freio de Bronze ficou com Manotaço do Infinito.

O proprietário do cavalo vencedor, Eduardo Macedo Linhares, dividiu o resultado do sucesso com seus colaboradores. No ano passado, Pampa de São Pedro já havia conquistado a prata.

– Isso mostra um bom trabalho que a minha turma está fazendo... domadores, ginetes e o (ginete Lindor) Collares, que teve um ótimo desempenho no ano passado e neste ano – afirmou

Collares foi o grande destaque da competição, montando os dois machos vencedores.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

FÊMEAS
Alcalina 441 Maufer - Cabanha Maufer - Ginete: Nei Eduardo Rodrigues Lima - 1° Lugar
Oro y Rienda do Infinito - Agropecuária Infinito - Ginete: José Fonseca Macedo – 2º lugar
Herança do Carrachi - Estância Vendramin - Ginete: Fábio Teixeira da Silveira - 3° Lugar
El Embeleco Esperame - Estância Don Marcelino - Ginete: Onildo Gonçalves Nunes - 4° Lugar

MACHOS
Pampa de São Pedro - Fazenda GAP São Pedro - Ginete: Lindor Collares Luiz - 1º lugar
Haragano da Boa Vista - Cabanha Marupá - Ginete: Lindor Collares Luiz - 2° Lugar
Manotaço do Infinito - Agropecuária Quitauna - Ginete: Raul Lima - 3° Lugar
Viragro Rio Tinto - Condomínio Rio Tinto - Ginete: Daniel Wairich Marim Teixeira - 4° Lugar
Texto: Gustavo Coltri Skrotzky
Foto: Emilio Pedroso
Jornal Zero Hora
Postado por Léo Ribeiro

Nenhum comentário: