domingo, 15 de agosto de 2010

Chama Crioula é acesa em Itaqui

Chama Crioula é acesa em Itaqui
Missões e Argentina foram representadasQuando o relógio marcou 6h de sábado, as barracas do acampamento improvisado no Sindicato Rural de Itaqui– para receber cerca de 600 cavalarianos de fora da cidade – ficaram iluminadas pelos lampiões. Era hora da alvorada festiva, que marcou o início do dia em que os representantes das 30 regiões tradicionalistas acenderam seus candeeiros e fizeram a jornada de volta para casa com a Chama Crioula em punho.

O 63º acendimento da Chama Crioula ocorreu às 10h34min, no cais do porto de Itaqui. Foi nesse momento que se uniram à Chama, acesa no município há 30 anos contínuos, uma centelha vinda da região das Missões, para representar os povos indígenas, e outra vinda da cidade argentina de La Cruz, alusiva à integração com o povo hermano.

As 30 regiões tradicionalistas do Estado foram chamadas a acender seus candeeiros junto à Chama Crioula principal. De acordo com o coordenador da 3ª Região Tradicionalista, João Cezar Farias, cada região tem uma maneira particular de distribuir a centelha entre outros municípios e entidades:

– Geralmente, a região organiza um evento em determinada cidade da região e os outros municípios se organizam para buscar a Chama. Depois, em cada cidade, há a distribuição entre centros tradicionalistas e piquetes, que mantêm a Chama acesa até 20 de setembro – explica Farias.

A tradição de manter a Chama acesa durante todo o ano, por três décadas, foi um dos principais diferenciais de Itaqui para conseguir sediar o evento de acendimento em 2010. A cada ano, uma fazenda fica responsável por manter a Chama acesa. Nos últimos 12 meses, o fogo foi mantido na fazendo do Itu, área que já foi propriedade do ex-presidente Getúlio Vargas.

marina.lopes@zerohora.com.br

MARINA LOPES | Itaqui

Nenhum comentário: