terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dia do cavalo

"Neste 14 de setembro comemora-se o Dia do Cavalo. A Lei, de número11.973, sancionada pelo governador do Estado Germano Rigotto, em 23 desetembro de 2003, institui o "Dia do Cavalo" no Estado do Rio Grande do Sul.

A data deve ser comemorada anualmente junto com a Semana Farroupilha, passando a fazer parte do calendário de eventos culturais do Estado, sobre responsabilidade do Poder Executivo e órgãos voltados à promoção da cultura Riograndense.

Esse magnífico animal, o qual não se sabe precisamente quando chegou ao Rio Grande, é parte do espírito do povo rio-grandense, sem ele o gaúcho por certo nem existiria. O cavalo acompanha o gaúcho na construção do Estado.

O cavalo foi em muitas batalhas o tanque de guerra, e em todas elas foi peça fundamental para conquistas de novos territórios. Para o autor da proposta de lei, dep. Osmar Severo "esta iniciativa valorizará as tradições e os costumes do povo rio-grandense, buscando homenagear e reconhecer o trabalho do animal que acompanhou o gaúcho na construção deste Estado".

O cavalo é fiel amigo do homem campeiro, ajudando-lhe na lida com o gado, no transporte além de ser o "animal do rodeio", participando de diversas provas. E nessa área dos esportes o cavalo tem muita importância também fora dos nossos pagos. É utilizado nas caçadas, no pólo, nas corridas de cavalo e concursos de salto.

É o único animal que participa junto com o cavaleiro de uma prova nas olimpíadas, onde a égua Baloubet du Rouet trouxe de Atenas, junto com o cavaleiro Rodrigo Pessoa, uma medalha de prata, além do Enduro Eqüestre, esporte familiar muito difundido no Rio Grande do Sul.

Em Passo Fundo existe um pelotão hipo que além de ser uma forma prática de deslocamento em determinadas circunstancias, impõe o devido respeito quando necessário.

Os cavalos auxiliam-nos no policiamento, e também na equoterapia, onde os animais auxiliam na recuperação de pessoas traumatizadas e no trabalho com Portadores de Necessidades Especiais. Uma boa quantia desses animais atua junto aos papeleiros como puxadores de carroças, ajudando-os a limpar a cidade que sujamos."

Foi de cima de um cavalo que D. Pedro I proclamou nossa independência.

Hilton Luiz Araldi

Um comentário:

ialmar pio disse...

Parabéns ! Envio minha poesia gauchesca por homenage ao Dia do Cavalo - 14 de setembro.
Ialmar Pio Schneider

PINGO MALACARA

Pio Tressino Schneider

Meu redomão malacara,
orgulho de tapejara,
que tanto me tem servido
em marcação e rodeio
e até quando campereio
atrás de algum boi perdido!

Vem daí a devoção
que dedico ao redomão
malacara, quase xucro,
pois este pingo de fé
nunca deixou-me de a pé
e em carreiras me deu lucro.

Nos bolichos do meu pago,
enquanto bebo algum trago
e no truco me distraio,
este meu lindo cavalo
reconhece quando falo
e me espera até que saio.

Parceiro meio selvagem,
quanta vez me deu coragem,
cercado de adaga e faca,
eu defendendo bonito
e desde o primeiro grito
surrando até de guaiaca.


E quanto chiru crinudo
daqueles que topam tudo,
ao ir levantando a crista
como galo malcriado
caía de atravessado
e corria deixando a pista...

Certa vez ida me lembro
nas festanças de dezembro
na bailanta do Pedroca,
tudo aconteceu num upa
campo afora na garupa
levantei uma chinoca.

E também de um reboliço...
foi por causa de um mestiço
metido a facão sem cabo
com rompantes de índio macho
levou por cima e por baixo,
saiu encolhendo o rabo.

Mas o recuerdo mais sério
desta vida de gaudério
há de ser se este potro
não fique sempre comigo
e pra meu maior castigo
for parar na mão de outro.

* * * * * * *

Canoas - RS, 15.09.1972